Não me esqueça. Não me perca! Me adicione aos seus favoritos!

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

TURMA DA ACNE, MUITA ATENÇÃO!

Acne tem cura, afirma dermatologista

Pesadelo de 10 entre 10 adolescentes, a acne é uma vilã que todos conhecem. Começa com um pequeno ponto escuro e logo vira uma marca vermelha, bem no meio do nariz. Para piorar a situação, as inflamações ainda podem deixar cicatrizes na pele. Brigar contra cravos e espinhas espremendo os locais inflamados não é o melhor remédio. Para se livrar de vez do problema, a dica é procurar um dermatologista e iniciar um tratamento adequado para cada tipo de pele.
"A acne é uma doença multifatorial. Entre os motivos estão tendência genética, aumento da produção de hormônios sexuais, que estimulam as glândulas sebáceas da pele a produzir mais oleosidade (sebo), e a existência de bactérias que se alimentam desse sebo, formando o cravo", explica Jefferson Alfredo de Barros, professor de dermatologia da Faculdade Medicina do ABC.
Os adolescentes são os principais alvos, já que é nessa fase da vida que a produção de hormônios sexuais está no auge. "Mas existem pessoas, mesmo na idade adulta, que produzem grandes quantidades de hormônios. Isso pode seguir até uma idade avançada", afirma o médico. Para quem já possui a pele naturalmente oleosa, a dica é jamais usar loções cremosas, pois entopem os poros e podem provocar espinhas. Dê sempre preferência para produtos em gel. Medicamentos a base de corticóide e vitamina B2 também podem resultar em inflamações na pele semelhantes à acne.
Tratamento: O tratamento depende de cada caso. Quando o paciente apresenta grau 1 (somente cravos), são utilizados sabonetes especiais e esfoliação da pele para diminuir e controlar a oleosidade. No grau 2 (inflamação dos cravos, formando espinhas), é necessário o uso de medicamentos para cicatrização e exterminar as bactérias.
"No grau 3, com casos de inflamação intensa (quadro de nódulos que levam à cicatrizes posteriores), o tratamento é feito com antibióticos e cosméticos específicos. Também utilizamos o medicamento Isotretinoina, que leva à cura da acne, corrigindo a produção de sebo. No entanto, podem ser apresentados efeitos colaterais, como ressecamento da pele e lábios, aumento das taxas de colesterol e triglicérides, além de problemas no fígado", alerta Barros.
Acima disso, no grau 4, os nódulos formam canais de ligação entre eles. O resultado é a formação de cicatrizes profundas na pele. Nesse caso, o tratamento combina antibióticos com a Isotretinoina. Para melhorar as marcas de espinhas e nódulos são utilizados tratamentos com ácidos, peeling, dermabrasão (lixamento da pele) e laser. "O tratamento da acne é longo e muitas vezes os pacientes interrompem quando vêem a melhora do quadro. O problema é que a acne pode voltar. É preciso continuar com o tratamento até o fim e manter os cuidados com a pele", avisa o dermatologista.
Aparência leva jovem ao médico: O técnico de informática Johnny Carvalho Santos, 20 anos, pisou pela primeira vez em um consultório de dermatologia nesta sexta-feira (29). As espinhas que apareceram durante a adolescência agravaram-se ao longo dos anos. A decisão de enfrentar o problema e iniciar o tratamento veio com o apoio de amigos que já passaram pelo mesmo dilema.
"Já faz quatro anos que tenho esse problema, mas o quadro foi se agravando. Agora estou disposto a levar o tratamento até o fim, me livrando da acne", afirma Santos. A preocupação com a aparência na hora de se relacionar com outras pessoas também foi um empurrãozinho na hora de procurar um dermatologista.
Depois de muitas conversas com amigos que já fizeram tratamento para acne, Santos encarou a consulta com naturalidade. "Antes eu até tinha um pouco de receio de fazer o tratamento, com medo que pudesse doer. Mas agora estou muito tranqüilo", garante.
De acordo com o dermatologista Jefferson Alfredo de Barros, o caso de Santos se enquadra no grau 3. "O paciente já realizou outros tratamentos com medicações tópicas e antibióticos por via oral com pouca melhora. Neste caso foi indicado o uso da Isotretinoina por via oral, melhor opção terapêutica para este grau de acne", diz o médico.

Fonte: Jornal Repórter Diário de 29 de Junho de 2007
Dr. Jefferson Alfredo de Barros - Dermatologista

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

CONHEÇA OS POLITICOS QUE VOTARAM A FAVOR DA CPMF

VEJA QUEM SÃO OS POLITICOS QUE VOTARAM CONTRA O POVO BAIANO, VOTANDO A FAVOR DA CPMF
Alvo de intensa disputa pol咜ica no Congresso, a CPMF rende cerca de R$ 40 bilhs por ano aos cofres do governo. Ela foi criada em 1997 pelo governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) sob o pretexto de aumentar os recursos destinados ・sa棈e. Veja como os parlamentares se posicionaram na vota鈬o que aprovou, em primeiro turno, a prorroga鈬o da CPMF, por estado: Bahia (BA) Antonio Carlos Magalh綟s Neto (DEM) ・N縊Colbert Martins (PMDB) - Sim Daniel Almeida (PCdoB) - Sim Edigar M縊 Branca (PV) - Sim Edson Duarte (PV) - Sim F畸io Souto (DEM) - N縊 F駘ix Mendon軋 (DEM) - N縊 Fernando de Fabinho (DEM) - N縊 Guilherme Menezes (PT) - Sim Jo縊 Carlos Bacelar (PR) - Sim Jo縊 Le縊 (PP) - Sim Jorge Khoury (DEM) - N縊 Jos・Carlos Aleluia (DEM) - N縊 Jos・Rocha (PR) - Sim Joseph Bandeira (PT) - Sim Jutahy Junior (PSDB) - N縊 L冝ice da Mata (PSB) - Sim Luiz Bassuma (PT) - Sim Luiz Carreira (DEM) - N縊 Marcelo Guimar綟s Filho (PMDB) - Sim Marcos Medrado (PDT) - Sim M疵io Negromonte (PP) - Sim Maur兤io Trindade (PR)- Sim Nelson Pellegrino (PT) - Sim Paulo Magalh綟s (DEM) - N縊 Roberto Britto (PP) - Sim S駻gio Barradas Carneiro (PT) - Sim S駻gio Brito (PDT) - Sim Severiano Alves (PDT) - Sim Tonha Magalh綟s (PR) - Sim Uldurico Pinto (PMN) - Sim Veloso (PMDB) - Sim Walter Pinheiro (PT) - Sim Zez騏 Ribeiro (PT) - Sim

domingo, 23 de setembro de 2007

SONHO REAL

SONHO REAL

Autoria: Alan Sergio Maia Ornelas

Eu queria ser o cachorrinho
Da madame cheia de bambau!
Não seria então, assim, lalau,
Sem lar, amor, fé e carinho!

Teria saúde com o veterinário
Toda semana a me examinar!
Não veria meu corpo, então minar
Na fila de um SUS tão ordinário!

A casinha tão bonita e aconchegante,
Com a cara de bom gosto da madame,
Seria o lar desse pobre ser infame
Que deixaria de ser, na vida, errante!

A ração tão bem balanceada
Forraria o meu bucho comprimido,
Não seria pela fome consumido
Nem teria a minha carne baleada!

Assim sonhou, deitado em sujo barro,
O menino magro e pobre da favela
Ao ver, tão bonita, uma cadela
Na janela de um, mais bonito, carro!

CULINÁRIA NA TV

CULINÁRIA NA TV

Autoria: Alan Sergio Maia Ornelas

Não sei se é por ironia,
Não sei se é por gozação,
As receitas culinárias, todo dia,
Apresentadas na televisão!

Creme de leite, polvo, lula e mexilhão,
Alho poró, ervilha e molho bechamel,
Picles, couve-flor e coquetel,
Numa cozinha que parece uma mansão.

Bife à rolë, alcatra, filet mingnon,
Pitú, pistola e sete barbas,
Lentilhas, rabanetes e alcaparras,
Conservas de palmito e champingnon!

Ingredientes ditos na televisão
No horário do almoço muito pouco
De um povo que já anda quase louco
Ao lutar por um prato de feijão!

Esse povo, pobre povo, proletário
Já anda por seus sonhos perturbado,
Já tem o estomago ulcerado
Pela fome e falta de salário.

As receitas vem ao pobre achincalhar
Despertando nas crianças o esperneio,
Pois se iludem no infante devaneio,
Seduzidas pela máquina de sonhar!

SOMOS

SOMOS

Autoria: Alan Sergio Maia Ornelas

Somo dois pássaros conscientes
Vivendo momentos variados.
Convictos, certos e errados,
Presos em gaiolas diferentes!

Somos vítimas das atitudes
Que nós mesmos tomamos!
Sem amor porém amamos
Independentes de virtudes!

Somos a vergonha de uma fuga
Quando queremos a liberdade.
No amor somos presos à inverdade
Geradora de sofrimento e ruga.

Somos os medos da realidade,
A vergonha do amor declarado,
A incerteza em deixar o corpo amado
Renunciando à virtual felicidade.

Somos a vontade sem ação,
A ousadia isenta de coragem,
O retorno antes da viagem,
Amantes leais, sem doação!

Somos, homem, mulher, um amor!
Eu perdido com a que desejei,
Você perdida, pois eu a amei
E só dei, por amor, a dor!

A ARTE DE ESCREVER

A Arte de Escrever - Segundo Bárbara TuchmanAutor: Fernando Nogueira da Costa
Bárbara Tuchman é a historiadora de maior sucesso nos Estados Unidos, duas vezes agraciada com o Prêmio Pulitzer. Em seus textos e palestras, apresenta-nos lições sobre sua arte1. Vamos compilá-las, com propósito didático. Divulgar a arte de escrever é um dever do ofício de professor e orientador.
Escrever história de modo a encantar o leitor e a tornar um assunto tão cativante e emocionante para ele quanto para ela tem sido seu objetivo, desde o fracasso inicial com sua tese. Foi classificada como dotada de um “estilo medíocre”. Comentário dela sobre a tese: “tão bela – na intenção – e tão mal escrita”... o entusiasmo não tinha sido suficiente; era preciso saber também usar a língua. Visão, conhecimento e experiência não fazem um grande escritor, só com o domínio da língua que se tornará a voz dessas virtudes.
Antes de mais nada, a paixão pelo assunto é indispensável para se escrever bem. Mas não basta. Bárbara descobriu que se aprende a escrever, escrevendo. Descobriu que um elemento essencial para se escrever bem é um bom ouvido. Devemos ouvir o som de nossa prosa. Em sua opinião, as palavras curtas são sempre preferíveis às longas. Quanto menos sílabas, melhor! Os monossílabos... são os melhores de todos!
As palavras têm um poder autônomo, quase atemorizador, de produzir na mente do leitor uma imagem ou idéia que não estava na intenção do autor. O uso descuidado das palavras pode deixar uma falsa impressão que não se pretendia.
Para Bárbara, o problema está no fato de que a arte de escrever lhe interessa tanto quanto a arte da História. Ela vê a História como arte, não como ciência. Quando escreve, é seduzida pelo som das palavras e pela interação de som e sentido. As palavras constituem material sedutor e perigoso, a ser usado com cautela.
Pergunta-se: – “Sou, em primeiro lugar, escritora ou historiadora?” Ela mesmo responde: – “As duas funções não precisam estar, e de fato não devem estar, em guerra. A meta é a fusão. A longo prazo, o melhor escritor é o melhor historiador”.
A História é vista como literatura, em oposição à História como ciência. Sua exposição deve ser feita em todo o seu valor emocional e intelectual, a um amplo público, através da difícil arte da literatura. Note-se: “amplo público”! a ênfase deve sempre ser dada à escrita para o leitor comum, em contraposição à escrita apenas para os colegas eruditos. Quando escrevemos para um público amplo, temos de ser claros e interessantes. Esses são os critérios que determinam um bom texto.
O leitor é a pessoa que deve se ter sempre presente. Escrevamos nossos textos com um cartaz pregado acima de nossa mesa, perguntando: “Irá o leitor virar a página?”
O objetivo do autor é – ou deveria ser – manter a atenção do leitor. Querer que o leitor vire a página e continue a fazê-lo até o fim. Isso só acontece quando a narrativa avança com firmeza, e não quando entra num impasse, sobrecarregada de todos os detalhes descobertos na pesquisa, significativos ou não. Contra o texto tipo “rol de roupa”, o lema: “a exclusão de tudo que é redundante e de nada do que é significativo”!
O leitor é a outra metade essencial do autor. Entre eles há uma ligação indissolúvel. São necessários dois para cumprir a função da palavra escrita. Os escritos não nascem, não têm vida independente, enquanto não são lidos. Logo, primeiro é preciso prender o leitor.
Bárbara é, em primeiro lugar, uma escritora, cujo assunto é a história, e cujo objetivo é a comunicação. Tem sempre presente o leitor como um ouvinte cuja atenção deve ser mantida, para que não se vá embora.
Quem escreve tem várias obrigações com o leitor, se quiser conservá-lo. A primeira é destilar. Deve fazer o trabalho preliminar para o leitor: reunir as informações, dar-lhes sentido, selecionar o essencial, rejeitar o irrelevante – sobretudo rejeitar o irrelevante – e colocar o restante de modo a formar uma narrativa dramática que se desenvolve de modo a capturá-lo. Oferecer uma massa de fatos não digeridos é inútil para o leitor. Constitui simples preguiça do autor ou pedantismo para mostrar o quanto leu.
O produto final é resultado daquilo que se escolheu para incluir, bem como daquilo que preferiu deixar de lado. Colocar tudo, simplesmente, é fácil – e seguro – e resulta numa dessas obras de 900 páginas, nas quais o autor abdicou e deixou a leitor todo o trabalho.
Para eliminar o desnecessário, é preciso coragem e também mais trabalho. Pascal terminou uma carta de 4 páginas a um amigo dizendo: “desculpe-me tê-lo cansado com uma carta tão longa, mas não tinha tempo para escrever-lhe uma carta breve”.
O leigo em geral subestima a escrita e se impressiona demais com a pesquisa, como se essa fosse a parte difícil. Não é. Escrever, como um processo criativo, é muito mais difícil e leva duas vezes mais tempo.
O mais importante na pesquisa é saber quando parar. Devemos parar antes de ter acabado. Sem isso, nunca paramos e nunca acabamos.
Como copiar é um trabalho e um aborrecimento, o uso de cartões – quanto menores, melhor –, para anotações, força-nos a extrair o que é rigorosamente relevante, a destilar desde o começo. A seleção é que determina o produto final. Por isso, é melhor usar apenas material das fontes primárias. As fontes secundárias são úteis, mas perniciosas. Use-as como guias no início de um projeto. Mas não acabe simplesmente reescrevendo o livro de algum outro autor. Além disso, os fatos apresentados por uma fonte secundária já sofreram uma seleção prévia, de modo que, ao usá-los, perdemos a oportunidade de fazer nossa própria seleção.
A tarefa de reescrever o que já é conhecido não encerra atrativos para Bárbara. Não sente estímulo para escrever a menos que esteja aprendendo alguma coisa nova e contando ao leitor algo de novo, no conteúdo ou na forma.
A arte de escrever – a prova do artista – é resistir à atração de desvios fascinantes e apegar-se ao seu assunto. São necessárias, simplesmente, coragem e confiança para fazer escolhas e, acima de tudo, para deixar certas coisas de lado. O melhor quadro é aquele que mostra as partes da verdade que melhor produzem o efeito do todo.
Outro princípio, sugerido por Bárbara: não discutir as evidências, as fontes, as teorias, em frente ao leitor. Os processos de raciocínio do autor não cabem numa narrativa. Devemos resolver nossas dúvidas, examinar as provas conflitantes, determinar os motivos atrás das cortinas e discutir nossas fontes nas notas de referências, e não no texto. Entre outras coisas, isso mantém o autor invisível, e quanto menos a sua presença for sentida, maior é a sensação de proximidade que o leitor tem com os acontecimentos.
Não esqueçamos do aforismo: “ser academicista é acreditar que acúmulo é aprofundamento e que chatice é precisão”.
Ler, como escrever, é o maior dom com que o homem se dotou, por meio do qual podemos realizar viagens ilimitadas. Ler possui uma sedução interminável. Escrever, pelo contrário, é um trabalho pesado. É preciso sentar-se numa cadeira, pensar e transformar o pensamento em frases legíveis, atraentes, interessantes, que tenham sentido e que façam o leitor prosseguir. É trabalhoso, lento, por vezes penoso, por vezes uma agonia. Significa reorganizar, rever, acrescentar, cortar, reescrever. Mas provoca uma animação, quase um êxtase, um momento no Olimpo! Em suma, é um ato de criação!
O que o profissional artista tem é uma “visão extra” e uma “visão interior”, acrescida da capacidade de expressá-las.
Tal como a Bárbara vê, o processo criativo tem três partes. Primeira, a visão extra com a qual o artista percebe uma verdade e a transmite pela sugestão. Segunda, o meio de expressão: a língua para os escritores, a tinta, para os pintores, o barro ou a pedra para os escultores, o som expresso em notas musicais para os compositores. Terceira, plano ou estrutura.
A estrutura é, principalmente, um problema de seleção, uma tarefa angustiante, porque há sempre mais material do que se pode usar. Não se pode colocar tudo; o resultado seria uma massa informe. O trabalho consiste em encontrar uma linha narrativa sem se afastar dos fatos essenciais, ou sem deixar de fora qualquer fato essencial, e sem deformar o material para que sirva às nossas conveniências.
Quando se trata de linguagem, nada mais satisfatório do que escrever uma boa frase. É um prazer realizar, quando se pode, uma prosa clara e corrente, simples e ao mesmo tempo cheia de surpresas. Isso não acontece por acaso. Exige habilidade, trabalho árduo, um bom ouvido e prática constante. As metas, como já disse, são a clareza, o interesse e o prazer estético. Sobre a primeira, é importantíssima a arte de tornar o sentido claro!
A comunicação é, afinal de contas, o objetivo para o qual a linguagem foi inventada. Para ela, há um critério tríplice: a convicção do autor de que tem alguma coisa a dizer; que vale a pena ser dita, e que pode dizê-la melhor do que ninguém. Dizer não para poucos, mas para muitos. Juntamente com a compulsão de escrever, deve estar o desejo de ser lido. Nenhuma página se torna viva, a menos que o escritor veja, do outro lado de sua mesa, o leitor, e busque, constantemente, a palavra ou a frase que levará a ele a imagem desejada e despertará a emoção que deseja criar nele. Sem a consciência de um leitor vivo, o que o autor escreve morrerá em sua página.
De todos os instrumentos, a crença na grandeza de seu tema é o mais estimulante. É assim que o autor deve considerar seu assunto. Isso faz com que nenhum leitor possa deixar seu texto de lado. O entusiasmo, que não é exatamente a mesma coisa, tem um efeito não menos estimulante.
Por que escrever? Para cada escritor há uma razão diferente2. Busque a sua.
Fernando Nogueira da Costa, Professor Associado do IE-UNICAMP, 49. Coordenador da Área de Economia da FAPESP. Autor dos livros “Economia em 10 Lições” e “Economia Monetária e Financeira: Uma Abordagem Pluralista”. Email:fercos@eco.unicamp.br.
1 - TUCHMAN, Bárbara W.. A Prática da História. Rio de Janeiro, José Olympio, 1991 (original de 1989).
2 - BRITO, José Domingos de (org.). Por que escrevo? São Paulo, Escrituras, 1999.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

COMO ESCREVER MELHOR

Como Escrever Melhor
Escrever bem é saber expressar idéias clara, rápida e persuasivamente. Uma boa redação revela capacidade de raciocínio e esforço pessoal - mesmo para aqueles que têm mais facilidade.Para ajudar você a escrever melhor, no trabalho ou na escola, a Tilibra preparou algumas dicas, cedidas gentilmente pelas Empresas Ogilvy & Mather, um dos maiores conglomerados de Comunicação do Brasil e do Mundo.A Tilibra lhe oferece essas dicas esperando que, com elas, sua autobiografia seja escrita com muitas páginas de sucesso.
1. Tenha sempre em mente que o tempo do leitor é limitado.
O que você escrever deve ser entendido na primeira leitura.Se você quer que seu trabalho seja lido e analisado por seus superiores, seja breve. Quanto menor o texto, maior a chance de ser lido por eles. Durante a 2ª Guerra Mundial, nenhum documento com mais de uma página chegava à mesa de Churchill.
2. Saiba onde você quer chegar.
Antes de redigir, faça um esboço, listando e organizando suas idéias e argumentos. Ele lhe ajudará a não se desviar da questão central. Comece parágrafos importantes com sentenças-chave, que indiquem o que virá em seguida. Conclua com parágrafo resumido.
3. Torne a leitura fácil e agradável.
Os parágrafos e sentenças curtos são mais fáceis de ler do que os longos. Mande telegramas, não romances. Para enfatizar, sublinhe sentenças e enumere os pontos principais (como fizemos com essas "dicas").
4. Seja direto.
Sempre que possível, use a voz ativa.Voz Passiva - "Estamos preocupados com que nosso projeto não seja aprovado, o que poderia afetar negativamente nossa fatia de mercado".Voz Ativa - "Acreditamos que esse projeto é necessário para manter nossa fatia de mercado".
5. Evite "clichês".
Use suas próprias palavras.Clichê - O último, mas não menos importante...Direto - Por último...
6. Evite o uso de advérbios vagos.
E não esclarecedores, como "muito", "pouco", "razoavelmente".Vago - O projeto está um pouco atrasado.Direto - O projeto está uma semana atrasado.
7. Use uma linguagem simples e direta.
Evite o jargão técnico e prefira as palavras conhecidas. Não esnobe o seu português.Jargão - Input, Output.Português comum - Fatos/informações, resultados.
8. Ache a palavra certa.
Use palavras de que você conheça exatamente o significado. Aprenda a consultar o dicionário para evitar confusões.Palavras mal-empregadas são detectadas por um bom leitor e depõem contra você.
9. Não cometa erros de ortografia.
Em caso de dúvida, consulte o dicionário ou peça a alguém para revisar seu trabalho. Uma redação incorreta pode indicar negligência de sua parte e impressionar mal o leitor.
10. Não exagere na elaboração da mensagem.
Escreva somente o necessário, procurando condensar a informação. Seja sucinto sem excluir nenhum ponto-chave.
11. Ataque o problema.
Diga o que você pensa sem rodeios. Escreva com simplicidade, naturalidade e confiança.
12. Evite palavras desnecessárias.
Escreva o essencial. Revise e simplifique.Não Escreva / EscrevaPlano de Ação / PlanoFazer um debate / DebaterEstudar em profundidade / EstudarNo evento de / SeCom o propósito de / ParaA nível de Diretoria / Pela Diretoria
13. Evite abreviações, siglas e símbolos.
O leitor pode não conhecê-los.
14. Não se contente com o primeiro rascunho.
Reescreva. Revise. Acima de tudo, corte. Quando se tratar de um trabalho importante, faça uma pausa, entre o primeiro e o segundo rascunho, de pelo menos uma noite.Volte a ele com um olhar crítico e imparcial.
15. Peça a um colega para revisar seus trabalhos mais importantes.
E dê total liberdade para comentários e sugestões.
O texto "Como Escrever Melhor" foi obtido a partir do livro de mesmo nome, de autoria de Ivan René Franzolim.CopyRight © Tilibra.

COMO FAZER UMA MONOGRAFIA

Como Fazer uma Monografia
Profa.Mara Abel
Instituto de Informática da UFRGS
Esse texto apresenta orientações sobre conteúdo e estrutura de uma monografia em Ciência da Computação.
O que é uma monografia?
É a descrição, através de um texto com formato pré-definido, dos resultados obtidos em um estudo aprofundado de um assunto em alguma área, científica ou não. Os objetivos de uma monografia são esclarecer um determinado tema e propor formas de organizá-lo e analisá-lo.
Esse estudo normalmente se organiza em uma das seguintes formas:
- uma revisão bibliográfica abrangente de um determinado assunto. Ex.: O paradigma de orientação a objeto nas modernas linguagens de programação
- uma revisão bibliográfica, complementada por um estudo de caso da aplicabilidade de uma técnica ou abordagem estudada. Ex.: As primitivas de POO no desenvolvimento de um sistema para troca de informações
- uma revisão bibliográfica associada à investigação de formas de solução de um determinado problema. Ex.: A implementação da hierarquia múltipla nos novos paradigmas OO
Não é necessário que uma monografia apresente resultados inéditos (como esperado em uma tese de doutorado, ou, em menor grau, em uma dissertação de mestrado). Os resultados estão mais associados à organização e análise comparativa e crítica das idéias em torno de um determinado assunto. Desta forma, uma revisão bibliográfica das obras mais importantes em uma determinada área é parte essencial da construção de uma monografia.
O texto deve ser pensado como proporcionando ao leitor uma fonte de estudo em um assunto, fornecendo desde os conceitos fundamentais da área até uma visão mais aprofundada dos conteúdos que a compõem.
Uma monografia deve ser escrita em uma linguagem clara e objetiva. Um texto científico deve ser: objetivo, preciso, imparcial, claro, coerente, e impessoal. Os verbos devem ser utilizados na terceira pessoa do singular, evitando-se usar na terceira pessoa do plural e nunca primeira pessoa. O texto deve ter uma seqüência lógica apresentando com precisão as idéias, as pesquisas, os dados, os resultados dos estudos, sem prolongar-se por questões de menor importância.
Esqueleto genérico de uma monografia do ponto de vista do conteúdo
A descrição abaixo fornece uma idéias geral do conteúdo que deve ser tratado em cada seção do corpo de uma monografia, sem preocupações com o formato.
1 Introdução (Motivação) (Objetivo – O que se pretende apresentar)
Apresenta uma introdução geral sobre o assunto do trabalho. Não é apenas uma descrição dos conteúdos das seções do texto. Deve resumir o assunto do trabalho e argumentar porque é importante, do ponto de vista de ciência da computação, estudar esse assunto. Pode ser discutida brevemente, a abordagem do trabalho (análise? melhor definição da terminologia? comparação entre diferentes metodologias? avaliação da técnica em um caso real?).
2. Revisão do estado da arte
Apresentar as idéias principais dos principais autores da área. As idéias são apresentadas apenas, mas não discutidas ou criticadas, o que será feito nas próximas seções. Não são incluídas as idéias ou experimentos do próprio autor da monografia.
Um ponto importante da revisão é a forma como ela é organizada, o que acaba sendo uma das maiores contribuições da monografia. É desejável que os trabalhos anteriores sejam descritos segundo uma mesma visão, proposta pelo autor da monografia e não pelo autor dos trabalhos revisados. A organização da revisão permite, posteriormente, realizar comparações e análises, levando a uma melhor compreensão do assunto. Dependendo dessa, a seção pode ser dividida em tantas subseções quanto desejáveis.
Uma revisão sobre linguagens de programação orientadas a objeto, por exemplo, pode organizar as linguagens cronologicamente, por características particulares (implementam herança múltipla ou não, são linguagens híbridas, etc), por serem comerciais ou acadêmicas, entre outras abordagens.
Todos os trabalhos revisados devem estar associados à fonte de referência no texto, e essa referência deve estar incluída nas referências bibliográficas no final da monografia.
3. Análise
Nessa seção, são analisadas as abordagens e técnicas discutidas no capítulo anterior. Novamente os critérios de análise são importantes para apontar as principais vantagens ou falhas das técnicas analisadas, sua utilização potencial, etc. Quanto mais dados objetivos forem utilizados na análise melhor (ao invés de dizer: “o sistema possui uma interface amigável”, descreva: “a interface foi analisada por 50 usuários, dos quais 60% mostraram-se satisfeitos, 35% parcialmente satisfeitos e 5% insatisfeitos com a interação”).
Nessa seção, tem papel importante a organização das informações em tabelas ou figuras que são citadas e analisadas ao longo do texto. (Ou seja, não inclua figuras ou tabelas que não sejam analisadas ou citadas no texto!)
4. Validação
Se a monografia aborda um estudo de caso, essa seção descreve os excelentes resultados de utilizar a técnica ou abordagem avaliada como a melhor na seção anterior. Pode também demonstrar porque utilizar outra abordagem não funcionaria ou não teria tão bons resultados. A seção deve ser farta em dados objetivos para demonstrar o que afirma no texto ( menor número de linhas de código, maior satisfação do usuário, viabilidade de integração com outros sistemas, etc).
5. Conclusões
Basicamente, a conclusão descreve 3 tópicos básicos, as conclusões, o sumário da contribuição do texto e estudos futuros.
Conclusões não são um resumo do trabalho, mas das conclusões obtidas no estudo, apresentadas de forma objetiva e concisa: a linguagem X é melhor que a Y; a linguagem Z é mais adequada do que a J e assim por diante. Basicamente, repete, organiza e reforça os resultados da análise e avaliação descritos nas seções 3 e 4.
A contribuição, se for incluída, pode descrever os critérios de análise e organização utilizados e como esses critérios auxiliaram a compreensão e organização do domínio.
Os trabalhos futuros descrevem estudos que foram considerados interessantes após essa pesquisa inicial, mas que, por limitação de tempo ou interesse, não foram realizados nesse mesmo trabalho. ( Por exemplo, usar esses mesmos critérios de análise definidos para linguagens no paradigma OO, para compará-las com outros paradigmas.)
6. Referências
A lista de referências é estreitamente relacionada à revisão do estado da arte da seção 2. Deve também incluir os trabalhos de onde foram extraídos dados, figuras, tabelas, textos, etc. Todas as referências citadas no texto devem ser incluídas na lista de referências. Por outro lado a lista de referências não deve incluir trabalhos não citados no texto.
Uma dica importante é: seja sistemático em anotar a fonte completa de todos os trabalhos consultados, mesmo aqueles que, a princípio não parecem contribuir com seu trabalho. As informações que não podem faltar: nome de todos os autores, nome completo do trabalho e da obra onde se insere (por exemplo, um artigo numa Lecture Notes, um capítulo num livro), a data de publicação (com o mês, se forem periódicos), a Editora, a cidade onde foi editado e as páginas iniciais e finais do artigo ou capítulo. Se o trabalho foi baixado da Internet, registre o endereço completo do site e a data da consulta.
As referências devem ser listadas no texto final no formato ABNT (consulte o site da Biblioteca do Instituto de Informática, para normas para formatar monografias e citações bibliográficas)
7. Anexos
Os anexos incluem todo o material que impede uma leitura rápida e compreensível do texto da monografia, mas que é necessário para dar suporte a sua análise e conclusões. Normalmente são materiais muito detalhados para serem incluídos no texto, como formalismos das linguagens, tabelas de resultados de teste, copias de telas de programa, etc.
Bibliografia
Para definição do que á uma monografia, estrutura geral e organização, consulte
Site da Onda: Escrevendo Monografias, Dissertações e Teses
http://pessoal.onda.com.br/monografias/index.html
Para a estrutura sugerida no Instituto de Informática da UFRGS e formatação ABNT, consulte o site da Biblioteca do Instituto de Informática
http:// www.inf.ufrgs.br/biblioteca/html/normas.htm
Para informações sobre conteúdos que devem constar em trabalhos científicos, veja o site do Prof. John W. Chinneck, Dept. of Systems and Computer Engineering, Carleton University, Ottawa, Canada (tem uma versão em espanhol). Em inglês, no arquivo thesis.html no diretorio publico/docentes/Mara_Abel/Monografia).
http://www.sce.carleton.ca/faculty/chinneck/thesis.html

O CEGO

O CEGO

Autoria: Alan Sergio Maia Ornelas


Lutar na escuridão
Quando não se pode ver
É ato de herói, é viver ou padecer
Sempre aprendendo, pois é visão!

Mesmo assim ele sorri, é por vontade,
Da noite ao dia, mas só na sombra!
Amar sem ver, é claro, assombra
Aos que enxergam, mas é do cego realidade!

E vendo ou não, lá vai levando
A vida no tatear e na esperança,
Vendo o interior e fora, a confiança
Dos que o rodeiam, sempre cantando
Alegre o que poderia ser tão triste,
Tendo o consolo de saber... ainda existe!



Obs.: Dedico os versos acima ao meu amigo e irmão José Cândido da Silveira e à memória do seu pai o senhor Joaquim Antonio Gomes Silveira, naturais de um paraíso chamado Belmonte, um interior da Bahia com muita vocação ecológica e turística.

DEFLORAÇÃO

DEFLORAÇÃO

Autoria: Alan Sergio Maia Ornelas

Pés descalços, calejados
No pisar em barro e lama,
No esgoto aberto em rama
Dos becos fétidos, marejados.

Cansou de tanta pobreza,
De casa e vida vazia,
Enquanto o desejo surgia
Inutilizando a pureza.

Por dinheiro entregou-se à orgia
Sem o corpo, sequer, ter consistência.
Rompeu a flor, do amor, da inocência
No membro amigo que a invadia.

Corrompida ficou escarranchada,
Mostrando toda a sua intimidade,
Aérea, chorosa em tal realidade,
A de ter a honra então manchada..

Sua grinalda negra pubiana
Chorava o sangue vivo da violência
Por entre coxas rijas na demência,
Pelo mau desejo que engana!

E o sonho de antes, tão sublime,
Ficou igual ao feto, abortado,
Fazendo o social mais detestado
Com pobreza mãe de todo crime!

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

TEMPESTADE MENTAL - TENHA SUCESSO, PENSANDO NO PAPEL!

TEMPESTADE MENTAL

(Mind Storming)


Sua mente é o maior instrumento ativo que você possui. Não existe qualquer problema que você não possa superar ou qualquer objetivo que não possa atingir quando utiliza as forças inacreditáveis do seu cérebro. O fato é que você é um gênio em potencial. Você tem a capacidade de funcionar em um alto grau de inteligência e criatividade nunca tido antes.
De acordo com um especialista em cérebro Tony Buzan, seu cérebro contém 100 bilhões de células. Cada célula é conectada e interconectada com 20.000 outras células do cérebro. Isso significa que a quantia de permutas ou pensamentos que seu cérebro pode criar é maior do que o número de todos os átomos conhecidos no universo.
De acordo com o instituto da Stanford University nós não utilizamos 10 como se acredita, mas sim 2% da capacidade de nosso cérebro. Uma pessoa comum opera num nível muito, mas muito baixo de performance e resultados. Exercícios de Tempestade Mental ( ou “Mind Storming”) podem ajudá-los a focar na solução dos problemas, objetivos e desafios. quanto mais você concentrar em qualquer que seja o pensamento, problema ou objetivo, maior será a atividade de sua capacidade mental, estimulada e focada na resolução daquele problema ou alcance daquele objetivo.
O método seguinte tornou muitas pessoas ricas e foi desenvolvido por Nightingale Conant, um norte-americano motivador. Esse método foi ensinado para milhares de pessoas e negociantes. Na primeira vez que elas utilizaram este método, foram capazes de obter resultados que estavam muito além de suas expectativas.


A LEI DA CAUSA E EFEITO

“Mind Storming” é um método que utilizamos para gerar idéias. Diferente do “Brain Storming”, que é feito em grupo, esse método é utilizado a fim de gerar idéias sozinho. Sua mente possui ouro, sendo que você precisa saber como cavar esse ouro. Esse ouro representa as suas idéias. Pense nisso. Tudo que está a sua volta é o resultado da qualidade de suas idéias. Em outras palavras, as idéias seguem a lei da causa e efeito, que defende a existência de um efeito para cada causa. Assim, se você quiser mudar o efeito ( suas condições de vida atuais ), tudo o que precisa fazer é mudar as causas ( seus pensamentos, suas idéias ).
Simplificando: As idéias ou pensamentos são as causas, e suas condições presentes são o efeito.
O método que você, agora, vai aprender irá revolucionar a sua maneira de pensar e, ajudar-lhe a gerar idéias de qualidade para os problemas que estiver enfrentando. Esse método também é conhecido como “ O método das vinte idéias “.
Vejamos como funciona.


PENSE NO PAPEL

A tempestade mental é baseada no conceito de que “ pensar no papel “ é a melhor maneira de pensar. Por quê?
1. Quando você pensa no papel, sua mente é capaz de focar muito melhor o problema.
2. Quando você pensa no papel, pode ver as palavras ( ou idéias ) claramente e sua mente não se preocupa em ficar lembrando as idéias. E a mesma razão pela qual você não deve embarcar em seu dia de trabalho sem uma lista de coisas a serem feitas. Essa lista deveria ser escrita e não memorizada, pela simples razão de que sua mente não exerce qualquer energia desnecessária tentando lembrar-se da lista
3. Pensar no papel é um ato criativo. Ele ajuda a sua mente a ser muito mais criativa.
4. O processo do pensamento é limitado por não ser linear, ou seja, as idéias não fluem uma após outra, mas numa forma genealógica. Uma daquelas idéias, ou passos da sua idéia, pode ser desenvolvido mais quando pensamos no papel, assim podemos ver como uma idéia pode desenvolver e fluir.
Vamos começar com primeiro método de Tempestade Mental. Primeiro sente-se num lugar calmo no qual você não seja perturbado. Tome um pedaço de papel limpo e escreva no topo da página o problema que você tem. Esse problema poderia ser escrito de variadas maneiras. Lembre-se de que um problema é o lado oposto de uma solução, sendo que, recolocando um problema você pode obter um ponto de vista diferente para a solução. Vamos dizer que seu problema seja dinheiro.
Você trabalha como assalariado, mas não tem dinheiro suficiente para arcar com as despesas. Então escreve a questão seguinte:

COMO EU POSSO FAZER PELO MENOS R$ 3000 POR MÊS?
Ou
COMO EU POSSO AUMENTAR MEU SALÁRIO PARA R$ 1000 A MAIS POR MÊS?
Ou
O QUE MAIS EU POSSO FAZER DEPOIS DE MINHAS HORAS DE TRABALHO QUE ME PROPORCIONE UMA RENDA EXTRA DE PELO MENOS R$ 1000 POR MÊS?
ou
O QUE POSSO FAZER DURANTE MINHAS HORAS DE TRABALHO QUE POSSA AUMENTAR MINHA RENDA PELO MENOS R$ 1000 POR MÊS?

Como você pode ver, uma reformulação da pergunta pode realmente fazer diferença na maneira em que você elabora a solução. Depois de selecionar a pergunta mais iluminada à solução, escreva-a no topo do papel e escreva no mínimo 20 soluções para o problema ( é por isso que o método também é conhecido por “ o método das 20 idéias” ), você verá que não é tão fácil quanto parece. E, claro que, as primeiras 3 a 5 respostas serão fáceis. As próximas 5 a 10 serão mais difíceis e as últimas 10 serão as mais difíceis de todas. Mas esse exercício é mais eficaz em estimular sua criatividade quando você realmente concentra-se em encontrar mais e mais respostas diferentes para a mesma pergunta. Um homem de negócios que estava trabalhando em cima de um problema por seis meses obteve sua melhor solução, ou visão, na sua vigésima resposta, pela primeira vez que fez esse exercício.

EXTRAINDO AS RESPOSTAS

Como você vai descobrir, as primeiras poucas respostas ou soluções possíveis ao seu problema poderiam ser óbvias e fáceis de produzir, respostas como trabalhar mais duro, horas adicionais ou treinamento adicional; no entanto, na medida em que você continuar a escrever suas soluções, descobrirá o quão difícil é produzir novas soluções. Quando você chegar na solução número 14 ou 15, poderá achar que não há mais nada a adicionar à lista, mas você deve persistir e comprometer-se consigo mesmo de que não levantará da cadeira enquanto não tiver completado as 20 respostas. Você descobrirá que as últimas poucas soluções carregam a solução crítica ao seu problema. Muitas pessoas tentaram esse método relataram que sua solução “ de ouro ” foi a última a ser produzida.
Quando você escrever suas soluções, seja o mais criativo e provocativo possível. Diga a si mesmo: E se minha suposição for totalmente errada? Desafie conceitos prévios e até mesmo opostos. Por exemplo, você pode escrever a solução óbvia ao seu problema: Trabalhar mais duro ou horas extras. Você poderia desafiar esse pensamento escrevendo uma solução exatamente oposta como “ trabalhar de maneira mais esperta e menos em meu trabalho de maneira que eu possa Ter mais tempo disponível para trabalhar no meu negócio em casa”.
Quando tiver terminado de escrever suas soluções, reveja as respostas e selecione no mínimo uma solução que você esteja pronto para tornar em ação adiante.
Quanto mais rápido você tomar ação numa idéia nova, mais rápido correrá o fluxo de novas idéias focadas naquele objetivo ou problema. E, quanto maior o número de idéias que você experimentar, mais certo estará de fazer a coisa exata, no momento exato, tendo o que as pessoas chamam de “ sorte”

IDÉIAS E AÇÕES

As idéias são a maior comodidade hoje em dia, sendo que utilizamos idéias para melhorar nossas vidas, mas idéia sozinha, sem ação nenhuma, significa absolutamente nada. Uma pessoa comum tem de 2 a 3 idéias por anos que possa fazê-la milionária. No entanto, poucas pessoas ao menos pensam a respeito de suas idéias. Nunca aconteceu de você Ter pensado em uma maneira de fazer dinheiro e um ano ou dois depois ter visto como alguém pondo essa idéia em prática e fazendo centenas de R$ (Reais) com ela? Qual é a diferença entre você a outra pessoa? É que a outra pessoa simplesmente agiu em cima dessa idéia e você não.
Você deve comprometer-se a pegar pelo menos uma das idéias geradas por você e ir em frente com ela.
Existe uma conexão direta entre sucesso e ação. Na verdade, uma pesquisa norte-americana mostra que todas as pessoas bem sucedidas são movidas por ações.
Elas se movem rapidamente. Agem rapidamente. Elas pegam uma idéia e colocam-na imediatamente em prática. O problema é que muitas pessoas simplesmente não agem em cima de suas idéias por terem medo.
Eu não posso discutir suficientemente essa matéria, mas posso contar-lhe que medo de sucesso é um verdadeiro matador de boas idéias. Algumas pessoas têm medo de agir porque tem medo do sucesso.
Uma outra idéia matadoura conhecida é a síndrome do “amanhã”. A síndrome do amanhã é baseada simplesmente em postergar uma ação ou procrastinar a um nível em que nada é feito.
Uma outra idéia matadoura comum é conhecida como “ mas eu não tenho isso... ou... Eu tenho que esperar até terminar o carnaval... etc.. - Você deve lembrar-se de que as condições no universo nunca são perfeitas. Sempre existirá algo negativo que impedirá o seu progresso. Mas isso não é para você. Você deve tomar ação agora mesmo e começar o seu progresso.


USE A TEMPESTADE MENTAL NUMA BASE DIÁRIA

Em nosso mundo as idéias representam o futuro. Idéias representam progresso. Representam riqueza. Não existe nada nesse mundo que não tenha começado com uma idéia. Você deve fazer o mesmo. Você deve ter um hábito de gerar idéias numa base diária. Eu já disse anteriormente que uma pessoa comum produz de 2 a 3 idéias por ano, dirigindo de volta do trabalho ou todo apertado num ônibus cheio, sendo que cada uma delas pode fazê-lo milionário. Agora se imagine fazendo o método das vinte idéias numa base diária. Cada dia gerando vinte idéias. Se você fizer somente nos dias de trabalho, supondo que você não trabalhe nas férias, trabalhando 250 dias por ano, com 20 idéias por dia, no final do ano você terá gerado 5.000 novas idéias.
Se selecionar uma dessas idéias por dia e trabalhar em cima dessas idéias, sua vida brilhará com oportunidades e chaves para o futuro.
As idéias são a maneira de atingir-se os objetivos. As idéias são a maneira de superar os obstáculos. As idéias são os instrumentos a serem utilizados para resolver os problemas. Serão as idéias que farão com que você torne-se mais rico, mais feliz, mas satisfeito, mais contente e bem sucedido.
É entre as idéias que todos os elementos da sorte estão contidos.
Quando você fizer do exercício de tempestade mental a primeira coisa a ser feita toda manhã, sua mente brilhará com criatividade pelo dia inteiro. Você verá novas possibilidades e potencialidades e terá idéias para tirar vantagem delas em cada rodada. As outras pessoas ficarão maravilhadas de quão rapidamente você aparece com idéias novas para atingir os objetivos, com soluções diferentes para problemas persistentes.
E quanto mais você desenvolver uma reputação de ser altamente criativo, mais oportunidades você terá usando suas novas habilidades criativas.
Existem dois tipos de pessoas quando se considera o Tempestade Mental:
Existem aquelas que escutam e balançam a cabeça positivamente e de maneira entusiasmada, que depois vão para casa e não fazem nada com suas idéias. E existem aquelas que executam e tomam a ação imediatamente a partir de suas idéias. É essencial que você tome ação de uma boa idéia no momento em que a escuta. Existe uma relação direta entre sucesso e velocidade de implementação.
Se você tiver uma ótima idéias ou visão e não fizer nada, não se surpreenda se nada mudar. O fato de que você pode produzir uma idéias também quer dizer você pode implementar essa mesma idéia.
O Tempestade Mental estimula o seu reticular córtex ( uma área do cérebro localizada no meio dos dois hemisférios e cuja função principal é trabalhar como um mecanismo de “acender” ) e aumenta sua sensibilidade e conhecimento a um grau bastante elevado. Você torna-se incrivelmente perceptivo para notar pequenas coisas que podem ser combinadas com outras idéias para criar novas respostas e soluções para ajudar-lhe a mover-se rapidamente.

Sua superconsciência mental global é iniciada por três fatores:

1. objetivos desejados intensamente
2. problemas pressionadores
3. questões bem elaboradas

Você precisa utilizar todos esses três sempre que quiser aumentar sua habilidades criativas. Objetivos desejados intensamente voltam-se a um desejo ardente que gera entusiasmo e excitação, estimula sua superconsciência mental e faz com que você esteja altamente alerta e ligado às possibilidades que estão ao seu redor.
Problemas pressionadores que você deseja intensamente resolver acompanhado por exercícios regulares de Tempestade Mental são ótimos estimulantes da criatividade. E, finalmente, questões bem elaboradas que sejam talvez a maneira mais dependente para estimular e provocar novas idéias, sempre são chaves para impulsionar sua criatividade.
Tente fazer esse exercício de Tempestade Mental numa base diária e veja o quão profundamente ele mudará sua vida.
Você pode tudo! Só deve apenas tentar!


COMO SER CRIATIVO

A criatividade não é um dom especial que só algumas pessoas possuem.
Você pode desenvolver sua criatividade se buscar continuamente a informação sobre tudo que o cerca, se tiver sensibilidade para todas as coisas que acontecem à sua volta e curiosidade para descobrir o que se esconde nas aparências dos fatos, dos objetos, das pessoas.
a inspiração, o "click", é o resultado final de muita leitura, observação e análise. A inspiração é o momento em que o arquivo mental entra em ação e abre-se uma gaveta com grande idéia.
Para que esta gaveta se abra, o arquivo tem que ser abastecido.
Aproveitando as idéias do professor Whitt N. Schultz, da Universidade de Buffalo no Estados Unidos, famosa por seus cursos de criatividade preparei algumas dicas para que você tenha muitas idéias criativas e brilhantes.

SAIBA QUE HÁ UM TESOURO NA SUA CABEÇA-
Uma mina de ouro entre as suas orelhas. Construir computador com as mesmas características do seu cérebro custaria mais do que 3 bilhões de bilhões de dólares.
Vamos escrever esse valor? US$ 3.000.000.000.000.000.000,00

TODO DIA ESCREVA PELO MENOS UMA IDÉIA-

Escreva pelo menos uma idéia sobre estes assunto:

- Como eu posso fazer o meu trabalho melhor?
- Como eu posso ajudar outras pessoas?
- Como eu posso ajudar minha empresa?

ESCREVA SEUS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE VIDA-
Agora carregue esta relação no bolso - SEMPRE.

FAÇA ANOTAÇÕES-
Não saia sem papel e lápis ou algo para escrever. Anote tudo, não confie na memória.

ARMAZENE IDÉIAS-
Coloque em cada pasta um assunto. Idéias para a casa, para aumentar a sua eficiência no trabalho, para ganha mais dinheiro. E vá aumentando este banco de dados através de leitura, viagens, conhecimento com novas pessoas, filmes, competições esportivas, etc..


OBSERVE E ABSORVA-
Observe tudo cuidadosamente. Aproveite o que você observa. E principalmente, observe tudo como se fosse a última vez que você fosse ver.

DESENVOLVA UMA FORTE CURIOSIDADE-
Principalmente sobre pessoas, coisas, lugares. Ao falar com outra pessoa faça com que ela se sinta importante.

APRENDA A ESCUTA E OUVIR-
Tanto com os olhos quanto com os ouvidos. Perceba o que não foi dito.

DESCUBRA NOVAS FONTES DE IDÉIAS-
Através de novas amizades, de novos livros, de assuntos diversos e até de artigos como este que você está lendo.

COMPREENDA PRIMEIRO - DEPOIS JULGUE

MANTENHA O SINAL DE SUA MENTE SEMPRE LIGADO, SEMPRE ABERTO

PROCURE TER UMA ATITUDE POSITIVA E OTIMISTA-
Isso ajuda você a realizar seus objetivos.

PENSE TODOS OS DIAS-
Escolha uma hora e um lugar para pensar alguns minutos, todos os dias.

DESCUBRA O PROBLEMA-
Ataque seus problemas com maneiras ordenadas. Uma delas é descobrir qual é realmente o problema, senão você não vai achar a solução. Faça seu subconsciente trabalhar. Ele pode e precisa. Dia e noite. Fale com alguém sobre a idéia, não a deixe morrer.

CONSTRUA GRANDES IDÉIAS A PARTIR DE PEQUENAS IDÉIAS-
Associe idéias. Combine. Adapte. Modifique. aumente. Diminua. Substitua. Reorganize-as. E, finalmente, inverta as idéias que você tem.

EVITE COISAS QUE ENFRAQUEÇAM O CÉREBRO-
Negativismo, dietas desequilibradas, excessos em geral.

CRIE GRANDES METAS. GRANDES OBJETIVOS.

APRENDA A FAZER PERGUNTAS QUE DESENVOLVAM O SEU CÉREBRO-
QUEM, ONDE, QUANDO, O QUÊ, POR QUÊ, QUAL, COMO

COLOQUE SUAS IDÉIAS EM AÇÃO-
Lembre-se de que uma idéia razoável colocada em ação é muito melhor que uma grande idéia arquivada.


USE O TEMPO OCIOSO COM SABEDORIA-
Lembre-se de que a maior parte das grandes idéias, os grandes livros, as grandes composições musicais, as grandes invenções foram criadas no tempo ocioso dos seus criadores.

LEMBRE-SE:

"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam."
(Bernard Shaw - Filósofo)


ENVIANDO MENSAGENS POSITIVAS À MENTE

Utilize o método abaixo para enviar mensagens positivas à sua mente subconsciente e observe como a sua vida vai mudar.

Fatores que determinam se a mensagem terá poder de sugestão eficaz:

1- A mensagem deve estar na primeira pessoa ( Use EU ).
2- A mensagem deve estar sempre no tempo presente.
3- A mensagem deve ser escrita sem usar gírias ou figuras de linguagem, use o sentido primeiro das palavras.
4- A mensagem deve ser positiva. Sempre que possível, evite negar coisas ruins, mas sim afirmar o seu oposto.

Você deve escrever as mensagens como se estivesse falando consigo mesmo. Sua mente subconsciente trabalha basicamente no presente, portanto, suas mensagens devem estar no tempo presente. Você deve focar sua mente em coisas sobre as quais você quer pensar, e evitar dirigi-la para coisas que você não quer que lhe venham à mente. Prefira, por exemplo, dizer: Sou desinibido ao invés de dizer Não sou tímido. Ao dizer " Não sou tímido" sua mente estará sendo remetida seguidamente para a sua timidez. Use os termos no seu sentido primeiro e denotativo, assim evitando que o seu subconsciente, que entende tudo ao pé da letra, confunda o significado da mensagem. Não diga, por exemplo, Sou o rei do pedaço, mas algo como Sou muito admirado, teria melhor efeito.
Procure também escrever frases curtas e de fácil entendimento. Isto ajuda na assimilação



Boa Sorte !

Tenha certeza, você conseguirá!

O importante é acreditar e praticar!


Adaptação de Alan Ornelas - Junho de 2005.


Fontes:
Kit WBS de Construção da Riqueza (Domínio Público)
www.bestreader.com/port/txcomosercriativo.htm

domingo, 16 de setembro de 2007

APOSTILA DE TEATRO

APOSTILA DE TEATRO




Autora: Luiza Regina Reis

A PRÉ-PRODUÇÃO






O Líder do Teatro
O Líder do Grupo de Teatro, deve ser capaz de unir os componentes num propósito comum, inspirá-los e conduzi-los. Certamente um líder de Grupo de Teatro sabe, que vai enfrentar muitas dificuldades da pré-produção até a Apresentação de Estréia. Dificuldades de Reunir o grupo todo para o ensaio, entrosar o grupo, tirar a timidez, dar estímulos, mostrar o valor desse tipo de trabalho para o Reino de Deus. É preciso ter personalidade firme e influência sobre os demais de seu grupo, reconhecendo sempre que você foi chamado por Deus para o propósito especifico da utilização do teatro como forma de evangelização. Confiando sempre em Deus, sendo humilde, aceitando sugestões, “fazendo parte” do grupo e entrosando o grupo. Deve orientar e dirigir o ensaio com seriedade e sinceridade. Prestando auxilio maior aos que tem mais dificuldade nas cenas. Valorizar
o potencial de cada componente, esclarecer acerca da responsabilidade do trabalho. Estabelecer regras a serem cumpridas. Ser sempre o primeiro a dar exemplo, viver o que prega, cobrar o máximo dos componentes.
A Escolha do Texto
O texto deve ser escolhido de acordo com a necessidade da Igreja. Com a orientação do pastor, escolha o tema que quer abordar e o texto poderá ser escolhido de forma mais objetiva.
A Escolha do Elenco e da Produção
São dois processos: O convite para integrar o Grupo de teatro e a escolha do elenco e da Produção. Faça o seguinte convite:
-
Que sejam pessoas batizadas com o Espírito Santo
-
Gostem de teatro (atuar ou participar da produção)
-
Tenham tempo para se dedicar aos dias de ensaios.
Depois de feito o convite, divida em 2 Grupos: a Produção (sonorização, iluminação, cenário, figurino, maquilagem) e o Elenco. A Produção é geralmente composta de pessoas que gostam de teatro, mas não de interpretar. Então, elas desejam ajudar na parte de iluminação, sonorização, maquilagem, cenário e figurino. Estabeleça as tarefas para essas pessoas, pois elas serão assistentes diretos do líder. Para escolher o elenco da peça, deve-se levar em consideração os requisitos abaixo. Costumo classificar exatamente nesta ordem.
Aparência – É extremamente necessária que a aparência da pessoa identifique juntamente ao publico, a imagem que se pretende passar do personagem. Uma pessoa mal escolhida para interpretar um papel pode acabar estragando a montagem por sua aparência não convencer o publico. Ex. Colocar um rapaz muito alto e extremamente magro para fazer um papel de Deus. Vai ironizar o personagem.
Voz – Imagine um jovem que esta mudando de voz, fazendo papel de um homem de 50 anos. Nem pensar. Uma atriz jovem com voz de criança, traz certa desconfiança para o publico. Um rapaz de voz forte pode desempenhar um personagem que tenha que passar credibilidade.
Interpretação – Porque coloquei interpretação em ultimo lugar? Pois bem. De que adiantaria ser um excelente ator/atriz se não possui a aparência ou a voz adequada ao personagem.
Cabe ao líder, definir os papeis de acordo com a aparência e a voz de cada componente. A aparência é tão importante na cena, que o ator pode fazer uma cena sem dizer uma única palavra. Lembre-se: O que aparece no teatro é o “corpo” e a “fala”. Como já dito, a aparência e a voz.
Começando a Ensaiar
Antes do início do ensaio, orem. Depois do ensaio, também. Estabeleça regras quanto a datas de ensaios e horário e seja rígido. Ensaio serve para elaborar a apresentação da peça, marcar as cenas, entrosar o grupo.
Primeira etapa de ensaio
-
Distribua os textos e dê um prazo para estar decorado
-
Comece ensaiando somente a voz, a entonação das falas. Sente-se em circulo com o grupo e leiam
o texto do início ao fim. Isso fará com que conheçam a historia a ser apresentada.
-
Ensaie cenas isoladas, não precisa ser na ordem em que aparecem no texto.
-
Faça os exercícios da Oficina de Dramatização
Segunda etapa de ensaio
-
Comece a cobrar o texto decorado
-
Os componentes que tiverem seus textos decorados, podem começar a terem suas cenas marcadas (movimento e voz).
-
A cada erro em cena, faça com que se comece do inicio da cena. Isso fará com que os atores decorem suas falas mais rápido.
Terceira etapa de ensaio
-
Comece a ensaiar as cenas em ordem cronológica. Se houver cenas ainda não prontas, faça os atores repetirem várias vezes depois do ensaio cronológico.
-
Não permita que os componentes segurem o texto durante suas cenas nos ensaios. Se for preciso dite as palavras e eles repitam. Se isso não for feito eles vão se prender ao texto e dificultar a marcação das cenas e o bom andamento do companheiro de cena.
-
Comece a incluir nos ensaios, cenário, iluminação e sonorização. Isso serve para adaptar os atores a realidade da cena.
Quarta etapa de ensaio
-
Verificar o figurino e o tempo necessário para troca de roupa (caso haja).
-
Organizar todo o equipamento necessário para a apresentação.
-Fazer o ensaio geral.
Marcar as cenas de movimentos é estabelecer: locais de entrada e saída de personagens, posição na cena, movimentos feitos durante a cena. Sentar-se, levantar-se, andar pra frente/trás etc. É expressamente proibido ficar de costas para o publico, a não ser que a marcação de cena exija isso. Quanto mais marcada a cena, mais bonito fica o efeito visto pelo público.
Marcação de voz - É proibido falar com a cabeça baixa, falar pro chão ou falar rápido demais o texto.
Coach – Técnico. Na TV, alguns atores possuem um diretor somente pra ele. Este se dedica a auxiliá-lo para melhorar seu desempenho nas cenas. Coloque um componente como Coach de cena de outro componente. Assim ele poderá auxiliar o companheiro em cena e trará novas idéias para a direção.
Oficina de Dramatização
Apesar de você dispor de um elenco disposto a servir, certamente eles enfrentarão diversos “temores”, principalmente se forem iniciantes. Os exercícios da Oficina de Dramatização são extremamente importantes durante os ensaios. Através deles, a timidez, a sensação de incapacidade, a vergonha, o nervosismo, podem ser facilmente eliminados. É muito importante a participação de todo o elenco, (incluindo a equipe de produção) desses exercícios. Os exercícios contribuem inclusive para o entrosamento de todo Grupo de Teatro. Abaixo seguem alguns desses exercícios:
EXERCÍCIOS PARA A VOZ
Lembre-se: Falar alto e gritar são posturas totalmente diferentes. Ensine seu grupo a falar alto. Gritar só se houver necessidade em cena.
CONTAGEM de 1 a 10
Contar de 1 à 10, a cada número, aumentar gradativamente o volume da voz e na seqüência, contar de 10 à 1, a cada número diminuir gradativamente o volume da voz.
OBJETIVO: Conhecer a capacidade de voz de cada componente e desenvolver em cada um controle do volume da voz.
DICÇÃO
Cada componente deve ler em voz alta o texto de seu personagem na trama, destacando todas as silabas, pontuação e entonação.
OBJETIVO: Trabalhar as dificuldades encontradas pelos componentes ao pronunciar o texto de modo a tornar mais claro para o público as falas dos personagens.
VIBRAÇÃO DAS CORDAS VOCAIS
Molhar os lábios (inferior e superior) com a própria saliva, juntar os lábios formando um bico, respirar profundamente e soltar o ar pela boca de maneira a fazer com que os lábios vibrem. Fazer três series de 10 repetições cada.
OBJETIVO: Exercitar as cordas vocais.
EXERCÍCIOS PARA A INTERPRETAÇÃO
IMPROVISO
Divida o elenco em grupos de 3 ou 4 pessoas. (Preferencialmente coloque os que têm menos intimidade entre si). O líder dirá a cada grupo um tema bíblico e que personagens cada um fará. Tudo por mímica. Tipo: Daniel na cova dos Leões: Coloque uma mulher para fazer Daniel. Cada grupo fará sua apresentação e ao termino, todos devem sentar-se em círculos e de forma franca e sincera se avaliarem.
OBJETIVO: Esse exercício é saber se os atores estão conseguindo passar a mensagem escolhida pelo líder.
PEGADINHA
Algumas cenas exigem da pessoa a necessidade de chorar ou de fazer uma cena de agressividade. Algumas pessoas, às vezes não conseguem devido à timidez ou a vergonha, ou por não querer se expor. Se você percebe que há necessidade que a pessoa chore, faça o seguinte: Discretamente, durante o ensaio, combine com todo o elenco para que na cena que essa pessoa tem de chorar, todos comecem a reclamar do mau desempenho dela e que ela não corresponde às expectativas do grupo, peça a todos para reclamarem muito dela na frente dela. Até que ela chore e liberte suas emoções. No final do exercício, revele a pessoa que a brincadeira tem por objetivo liberar as emoções. Se for o caso da pessoa precisar demonstrar agressividade em cena e não esteja atingindo o objetivo, o líder do grupo deverá ser “curto e grosso” e chamar a atenção dessa pessoa na frente de todo o grupo de maneira que só pare na hora que conseguir “tirar do sério” a pessoa em questão. Depois revele que foi um exercício.
OBJETIVO: Libertar as emoções.
ORDEM EXECUTADA
O líder deverá pedir para o grupo ficar andando, o grupo não pode falar, tudo deverá ser feito através mímica. No ouvido de cada um, o líder dará uma ordem que deverá ser executada. Exemplo: Clara, leva a Maria para aquela parede. Maria, não faça o que a Clara quer que você faça. Ana, não deixe o Pedro imitar um macaco. Pedro imite um macaco. Manoel imite um louco. João imite o Manoel. O líder pode aproveitar esse exercício para aproximar pessoas do grupo que tem pouca afinidade.
OBJETIVO: Despertar a criatividade e o improviso nos atores. Também tirar a vergonha e a timidez uma vez que todos estarão se expondo ao mesmo tempo.
Exercícios para Expressão Facial
A PESSOA E O ESPELHO
Coloque um componente de frente para o outro. Um que seja extrovertido, este será a “pessoa” e outro mais tímido, que será o “espelho”. A pessoa fará os movimentos faciais (sorriso, tristeza, espanto, risada, caretas diversas) e o espelho terá que imitar. Depois inverta os papeis de pessoa e espelho.
OBJETIVO: Desenvolver expressão facial nos componentes, tirar a timidez e a vergonha.
EXERCÍCIOS PARA EXPRESSÃO CORPORAL
IMAGINAÇÃO
Os componentes estarão espalhados pelo local de ensaio, então o líder lhes dirá como devem se comportar. Os componentes têm liberdade para falar, se quiserem. Eles esquecerão que estão numa sala fechada e se transportarão para outros lugares. Exemplo: Numa guerra, num temporal, numa floresta sombria, andando sobre o fogo, a neve, na água, na beira de um abismo etc.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de externar para o corpo sensações que precisem ser mostradas em cena.
CRIAÇÃO DE OBJETOS
Os componentes devem estar um ao lado do outro numa fila reta. Em silencio total, eles devem criar objetos nas mãos e passar para o componente ao lado que deverá receber o objeto e transformá-lo em outro e passar adiante até o ultimo componente. Deve-se levar em conta o peso, consistência e tamanho do objeto. Quem receber uma agulha deverá recebe-la com cuidado para “não escapar de suas mãos”, porem quem receber uma televisão fará muito esforço para segurá-la.
OBJETIVO: Desenvolver a criatividade e o improviso em cena. Tornar as mãos e o corpo ágeis.
A Produção
Iluminação
Assistente de Iluminação. Ele é essencial numa apresentação teatral. É ele quem vai apagar e acender as luzes e criar efeitos visuais com luzes. A iluminação deve ser testada durante os ensaios. A iluminação tem que necessariamente vir do alto para não projetar “sombras” na parede de fundo do palco de apresentação.
Sonorização
Selecione as musicas e fundos musicais a serem utilizados de acordo com o tema ou a cena a ser desenrolada. Organize tudo de maneira prática. Fica por conta do Assistente de Som o bom andamento da trilha sonora durante a apresentação da peça.
Figurino
Se houver necessidade de recriar roupas de época, haverá a necessidade de fazer vestimentas específicas. Porém, se o texto abordar tema contemporâneo, converse com o Grupo para cada um cuidar de seu próprio figurino. Caso haja troca de figurino de um mesmo personagem, é necessário ter um Assistente de Figurino, para orientar a pessoa a respeito dessa mudança.
Cenário
Pode ser simples, ou muito bem estruturado. Isso vai depender da condição financeira do Grupo. De qualquer maneira o uso do cenário pode ser dispensável, dependendo do assunto a ser abordado. Claro que um cenário numa montagem teatral, produz um efeito visual muito bonito e realista.
Maquilagem
Peça ajuda de alguém que tenha conhecimento de maquilagem. Disfarce os atores. O ideal é que o publico não identifique, nem reconheça o componente do grupo, mas apenas visualize o personagem na cena.
Divulgação
A Divulgação é extremamente importante para o Teatro Evangélico. Afinal, se o objetivo é ganhar almas para o Reino de Deus, a necessidade de chegar-se até essas almas é feita através da evangelização. Divulgue o evento com pelo menos 1 mês de antecedência. Varias são as formas de divulgar uma Apresentação de Teatro, aqui estão algumas dicas.
-
Primeiramente conte com o apoio de seu pastor. A palavra dele na Igreja dará ao Grupo o apoio necessário e os membros darão credibilidade para o trabalho.
-
É necessário ter um convite ou um ingresso. Se for entrada franca, é imprescindível colocar isso de forma clara e que chame atenção no convite. Distribua na Igreja, para os membros, jovens e Grupos da Igreja. Distribua nas ruas em pontos estratégicos.
-
Faça cartazes e faixas. Peça para o Pastor dar os cartazes para os membros colarem em suas casas, lojas etc.
-
Divulgue o evento em rádios evangélicas. Algumas rádios prestam esse serviço de forma gratuita.
-
Se você tem acesso à internet, alguns sites evangélicos cadastram eventos gratuitamente. Há também sites de revistas e jornais evangélicos que você pode enviar a matéria sobre o evento e eles publicam.
luizareginareis@bol.com.br

THE SECRET - O SEGREDO

O SEGREDO

"Lembre-se de que a lei do Universo é que atraímos aquilo que colocamos em nosso foco.
Se focas em temer qualquer coisa, seja lá o que for, estás enviando uma forte mensagem ao Universo para que te envie aquilo a que mais temes. Em troca, se puderes manter-te com sentimentos de alegria, amor, apreço ou gratidão e focar em trazer mais disto para tua vida, automaticamente vais afastar o negativo."

(do livro 'Efeito Isaías', de Gregg Braden)

O Segredo*
(“The Secret”)
Há um ano atrás, minha vida ruiu ao meu redor. Eu trabalhava à exaustão, meu pai morreu de repente e os meus relacionamentos estavam desgastados. Mal sabia eu que do meu maior desespero viria o meu maior presente. Eu havia tido um vislumbre de um grande segredo. Eu comecei a rastrear o segredo através da história.

“O segredo foi enterrado”.
“O segredo foi cobiçado”.
“O segredo foi suprimido”.

Eu não pude acreditar na pequena quantidade de pessoas que sabiam disso. Eram as maiores personalidades da história.

“Platão”
“Shakespeare”
“Newton”
“Beethoven”
“Lincoln”
“Einstein”

Tudo o que eu queria fazer era compartilhar o segredo com o mundo. Eu passei a procurar por pessoas vivas que conhecessem o segredo . Uma a uma, elas começaram a aparecer. Seguem abaixo as transcrições dos depoimentos na ordem em que aparecem no documentário. A cada troca de depoente há um parágrafo novo. Uma linha é pulada quando se muda o foco. Cada depoente aparece várias vezes. Esse “segredo” lhe traz qualquer coisa que você queira: felicidade, riqueza e saúde. Você pode ter, fazer ou ser qualquer coisa que você queira. Nós podemos ter qualquer coisa que nós escolhamos, não importa o quão grande ela seja. Em que tipo de casa você quer viver? Você quer ser milionário? Que tipo de negócio você quer ter? Você quer mais sucesso? O que você realmente quer?

Vi muitos milagres acontecerem na vida das pessoas. Milagres financeiros, milagres relacionados à cura corporal, cura mental, curas em relacionamentos... Tudo isso acontece por conta de saber como aplicar o segredo.

“O segredo é a resposta para tudo o que foi, tudo o que é e tudo o que algum dia será”.

Você provavelmente já está se perguntando: “O que é o segredo?”.
Eu vou lhe dizer como eu cheguei ao entendimento do que é o segredo. Todos nós trabalhamos com um poder infinito. Todos nós somos guiados exatamente pelas mesmas leis. As leis naturais do Universo são tão precisas que nós não tivemos muita dificuldade em construir espaçonaves; já mandamos pessoas para a Lua e podemos calcular com precisão o momento de uma aterrissagem em frações de segundos. Não importa se você está na Índia, Austrália, Nova Zelândia, Estocolmo, Londres, Toronto, Montreal, Nova York, Brasília, Tóquio, Pequim ou Seul, todos nós trabalhamos com um só poder, uma lei: ATRAÇÃO.
O segredo é a lei da atração . Tudo o que vem até você é atraído por você mesmo. É atraído até você pelas imagens que você mantém em sua mente. É o que você está pensando. Tudo o que se passa na sua mente é atraído até você. Alguns povos sempre souberam disso. Os babilônios sempre souberam disso. São grupos privilegiados de pessoas. Por que você acha que 1% da população mundial ganha cerca de 96% do dinheiro que é gerado em todo o planeta? Você acha que isso é um acidente? Isso não é um acidente! É planejado dessa forma. Eles sabem de algo, entendem algo. Eles entendem o segredo. E neste exato momento, você está sendo apresentado ao segredo. O modo mais simples, ao meu ver, de se encarar a lei da atração é imaginar a si mesmo como um imã. Um imã atrai outro imã.
Basicamente a lei da atração diz que semelhantes se atraem, tendo em vista que essa é uma lei que trabalha no nível do pensamento. Nosso trabalho, como seres humanos, é pensar no que nós queremos e deixar isso absolutamente claro em nossas mentes. Desse ponto em diante, nós passamos a invocar uma das leis mais poderosas do Universo: a lei da atração.
Você se torna aquilo no qual você mais pensa, mas você também atrai aquilo no qual você mais pensa. Se você visualizar aqui (na cabeça), você irá segurar aqui (na mão fechada). E esse princípio pode ser resumido em quatro palavras simples: pensamentos se tornam coisas.
Muitas pessoas não entendem que pensamentos possuem uma freqüência. Todo pensamento possui uma freqüência. (São mostradas no eletro-encefalogramas). Nós podemos medir um pensamento. Então se você pensa na mesma coisa por várias e várias vezes, se você mantêm aquela imagem na cabeça: aquele carro novo, a casa ou o apartamento de seus sonhos, tendo o dinheiro de que você precisa, construindo aquela empresa, encontrando a sua cara metade. Se você imagina como seriam essas coisas, você emite uma determinada freqüência consistentemente.
"Pensamentos emitem um sinal magnético que atrai um sinal semelhante de volta a você."
Imagine-se vivendo com abundância e você atrairá isso. Sempre funciona. Funciona a qualquer momento, com qualquer pessoa.
Aqui temos um problema: muitas pessoas pensam naquilo que elas não querem e se perguntam porque essas coisas aparecem repetidamente na vida delas. A lei da atração não quer saber se você busca algo que seja bom ou ruim ou se você quer ou não determinada coisa. Ela simplesmente responde aos seus pensamentos. Se você fica olhando para um monte de dívidas e sente-se mal a respeito, este é o sinal que você está enviando para o Universo: “eu me sinto muito mal por conta desse monte de dívidas que eu tenho”. Você está afirmando isso para você mesmo. Você sente essa situação ruim profundamente em todos os níveis do seu ser. Assim, você terá mais dívidas ainda.
Quando você olha para algo que você quer e diz SIM para esse algo, você está ativando o pensamento e a lei da atração responde a esse pensamento e lhe traz coisas que combinem com esse algo. Quando você olha para algo que você não quer e diz não para esse algo, você, na verdade, não afasta esse algo. Você está ativando o pensamento relacionado ao que você não quer e a lei da atração trata de trazer mais desse algo para você. Este é um Universo que se baseia em atração. Tudo está relacionado à atração. A lei da atração trabalha o tempo todo, quer você acredite nela, entenda ela ou não.
Você pode estar pensando em algo relacionado ao passado, presente ou futuro. Quer você esteja relembrando, observando ou imaginando, ainda assim você ativa o processo do pensamento e a lei da atração, que é a lei mais poderosa do Universo, responde ao seu pensamento. A Criação acontece o tempo todo. Toda vez que um indivíduo tem um pensamento, no processo de criação algo irá se manifestar.

A lei da atração diz: nós lhe daremos o que quer que você diga e no que quer que você se foque. Então se você reclama de quão ruim uma situação é, você cria mais dessa mesma situação. Eu tive um aluno chamado Robert que era homossexual. Ele fazia um curso on-line que eu ministro no qual ele precisava me mandar e-mails. Ele descrevia todas as coisas horríveis da vida dele. No trabalho, todas as pessoas o importunavam. Era muito estressante por conta de quão perversos eles eram. Quando ele andava pela rua, era atormentado por pessoas homofóbicas que queriam abusar dele de alguma forma. Ele queria se tornar um comediante solo, mas todas as vezes que ele subia ao palco para a sua performance, todos o rechaçavam por conta de ser homossexual. Sua vida era uma sucessão de infelicidade e penúria. E era tudo focado na idéia de ser atacado por ser homossexual. Então eu passei a alertá-lo sobre o fato de que ele se focava naquilo que ele não queria. Respondi aos e-mails que ele me mandava dizendo para ele reler os e-mails e me falar sobre as coisas que ele não queria. Eu posso dizer que ele era bastante passional a respeito. Quando você pensa em algo com muita paixão, você faz com que isso aconteça com mais rapidez. Então ele passou a se focar naquilo que ele queria. O que aconteceu nas seis ou oito semanas seguintes foi absolutamente um milagre. Ele disse que todas as pessoas do trabalho que o chateavam foram transferidas para outro departamento, deixaram a empresa ou simplesmente passaram a deixá-lo em paz. Então ele passou a amar o trabalho. Ele percebeu que quando ele andava na rua ninguém o atormentava mais. Ele passou a fazer suas apresentações como comediante e ninguém o aborrecia. Sua vida inteira mudou porque ele passou a se focar naquilo que ele queria ao invés daquilo que ele não queria.
Nós podemos ser muito positivos na nossa orientação e assim tendermos a atrair pessoas, eventos e circunstâncias positivistas. Se nós formos negativos na nossa orientação, nós tenderemos a atrair pessoas, eventos e circunstâncias negativistas.
Você acaba atraindo até você os pensamentos mais predominantes na sua mente. Quer eles sejam conscientes ou inconscientes.
Se você prestar atenção, quando se trata do segredo, do poder da nossa mente, do poder das nossas intenções, das nossas vidas diárias, o segredo está por todos os lados! Tudo o que nós temos de fazer é abrir os olhos e ver!
Você vê a lei da atração evidente na nossa sociedade quando você percebe que aqueles que mais falam de doenças as têm, quando você percebe que aqueles que mais falam de prosperidade a têm. A lei da atração é evidente ao nosso redor se você entende o que ela é. Tem a ver com você ser um imã atraindo pensamentos, atraindo pessoas, atraindo eventos, atraindo estilos de vida. De fato, tudo o que você traz à sua experiência de vida você traz por causa dessa poderosa lei de atração.
Não estou falando com você como se isso fosse apenas um pensamento desejoso ou uma loucura imaginária. Estou falando com você sobre um entendimento básico e mais profundo. A física quântica verdadeiramente começa a evidenciar essa descoberta. A física quântica diz que não se pode ter um Universo com a mente separada dele, a mente na verdade molda o tempo todo o que está sendo percebido por ela mesma.
Se você não entende a lei da atração, não significa que você deva rejeitá-la. Você não entende as propriedades da eletricidade. Primeiramente ninguém precisa sequer saber o que é eletricidade para fazer uso dos benefícios dela. Você sabe como ela funciona? Eu não sei, mas eu sei disso: você pode cozinhar o jantar de alguém com ela assim como você também pode cozinhar esse alguém com ela.
Geralmente quando as pessoas começam a entender o grande segredo elas ficam com medo por conta da quantidade de pensamentos negativos que elas têm. Há duas coisas das quais você precisa estar ciente: a primeira é que já foi provado cientificamente que um pensamento positivo é centenas de vezes mais forte do que um pensamento negativo. Isso, por si só, já elimina um certo grau de preocupação.
Vivemos numa realidade onde nós temos um tempo de espera. E isso nos é útil. Você não gostaria de viver num ambiente onde os seus pensamentos se manifestassem imediatamente. As coisas vêm constantemente, mas a um certo prazo, o que é muito bom.
Você quer estar ciente dos seus pensamentos, você quer escolher os seus pensamentos cuidadosamente e você ainda quer se divertir com isso. Porque você é a obra prima da sua própria vida. Você é o Michelangelo da sua própria vida. A obra que você está esculpindo é você! E você faz isso através dos seus pensamentos.
Os líderes do passado conheciam o segredo e queriam manter o poder e não partilhá-lo. Eles mantinham as outras pessoas ignorantes quanto ao segredo. As pessoas iam trabalhar, faziam o trabalho delas e voltavam para casa, continuando na mesma monotonia e rotina. Assim elas continuavam sem nenhum poder, pois o segredo era guardado por uns poucos.
Vivemos num Universo no qual há leis. A lei da gravidade, por exemplo, diz que se você pular de um prédio, não importa se você é uma pessoa boa ou má, você vai se chocar com o solo.
Tudo ao seu redor nesse momento da sua vida, incluindo as coisas das quais você reclama, você atraiu. Eu sei que à primeira vista isso é algo que você vai odiar ouvir. Você irá dizer imediatamente que não atraiu aquele acidente de carro, não atraiu aquele cliente específico, não atraiu aquela dívida, não atraiu qualquer que seja a coisa da qual você reclama. Mas eu tenho que ser um pouco ríspido com você e lhe dizer que sim, você atraiu. Esse é um dos conceitos mais difíceis de se absorver. Mas, uma vez que você aceite isso, é transformador. Isso é parte do grande segredo.
Costumamos pensar que nós não temos nenhum controle sobre os pensamentos, que eles funcionam em piloto automático. Mas tudo é trazido até nós pelo pensamento.
Como essa é a primeira vez que você ouve isso, você deve estar pensando que terá que monitorar os seus pensamentos e que isso dará muito trabalho. Essa será a sensação no começo, mas é aí que a diversão começa.
Nós não encorajamos ninguém a tentar monitorar os próprios pensamentos, isso poderia lhe deixar louco. Há tantos pensamentos vindo até você de tantas direções diferentes e relacionados aos mais diversos assuntos. É aí que o seu Sistema Emocional Guia entra. As suas emoções, o seu Sistema Emocional Guia, é o que o(a) ajuda a compreender sobre o que você tem pensado.
Os seus pensamentos são a causa das suas emoções.
As emoções são um dispositivo incrível que nós temos para nos informar sobre o que temos atraído.
Há apenas duas emoções, do nosso ponto de vista: uma é boa e a outra é ruim. Você as chama por vários nomes diferentes, mas, essencialmente, todas aquelas emoções negativas, quer você as chame de culpa, raiva ou frustração, todas elas carregam a mesma sensação: uma sensação ruim. E tais emoções mostram que o que você está pensando nesse exato momento não está alinhado com o que você realmente quer.
De um outro ponto de vista isso pode ser chamado de uma freqüência ruim ou uma vibração ruim ou qualquer outro nome que você queira.
Aquelas emoções boas, aqueles sentimentos de esperança ou felicidade ou amor, aquelas emoções positivas, mostram que o que você está pensando nesse momento está alinhado com o que você realmente quer.
É muito sucinto. Como você se sente? Se sente bem? Então ótimo. Continue nesse caminho, você está alinhado(a) com o que você quer.
Nossos sentimentos ou emoções são como um termômetro que informa se estamos nos trilhos ou não.
Quanto melhor você se sente, mais alinhado você está. Quanto pior você se sente, mais desalinhado você está. O que você faz quando você passa pelas variedades das experiências do seu dia-a-dia é oferecer pensamentos que, literalmente, dão forma às suas experiências futuras. Você pode saber pelo modo como você se sente se as coisas que você está buscando irão lhe agradar quando você as conquistar. O que quer que você esteja sentindo é um reflexo perfeito do que está acontecendo no processo de criação.
Você atrai exatamente o que você sente, não exatamente o que você pensa. Se uma pessoa levanta da cama e já tropeça em algo, ela tende a reclamar da má sorte e seguir assim o resto do dia. As pessoas não fazem idéia de que uma simples mudança na atitude e humor delas pode mudar um dia inteiro e até as suas vidas. Se você começa o dia se sentindo bem e se mantém nesse estado, contanto que você não permita que algo mude o seu ânimo, você passará o dia, continuamente, de acordo com a lei da atração, atraindo mais situações e pessoas que mantenham esse ânimo.
Dia ruim, dia bom. Ricos ficam mais ricos, pobres ficam mais pobres. Isso tem a ver com como essas pessoas predominantemente se sentem.
Você pode passar a se sentir saudável nesse exato momento, ou próspero, ou mesmo sentir o amor que está ao seu redor. Mesmo que estas coisas ainda não estejam lá de verdade. O que acontece é que o Universo irá corresponder ao ritmo da sua música, do seu sentimento interior e ele irá se manifestar simplesmente porque é assim que você se sente.
Então, basicamente, aquilo no qual você se foca com pensamento e sentimento é o que você atrai. Quer seja algo que você queira ou não.
O que você pensa, o que você sente e o que se manifesta estão sempre casados. Todas as vezes, sem exceções.
É duro de engolir, mas quando nós conseguimos aceitar isso, as conseqüências são maravilhosas. Significa que o que quer que o pensamento já tenha feito na sua vida pode ser desfeito por uma mudança na sua Consciência.
“Você cria a sua própria realidade à medida que você caminha.”
É muito importante que você se sinta bem, porque esse sentimento é o que é disperso como um sinal para o Universo e começa a atrair mais desse mesmo sentimento até você. Quanto mais você se sentir bem mais você irá atrair as coisas que o(a) ajudarão a se sentir bem e continuará elevando você cada vez mais.
Quando você se sente para baixo, você já notou que é possível mudar isso num estalo de dedos? Coloque alguma música, comece a cantar, isso mudará o seu ânimo. Ou pense em algo lindo, pense em um bebê (cena de um bebê chorando), talvez um que você ame (cena de um bebê sorrindo). Se apegue a isso, mantenha esse pensamento na sua cabeça, se esqueça de tudo e se foque somente nesse pensamento. Eu lhe garanto que você passará a se sentir bem.
Esse princípio se aplica aos seus animais de estimação, os quais eu acredito serem incríveis, pois eles conseguem nos colocar num estado de alegria. Quando você sente amor pelo seu animal de estimação, esse é um ótimo sentimento que traz bondade à sua vida. Essa é uma grande dádiva.
E quando você começa a pegar o jeito da coisa, quando você começa a guiar os seus pensamentos; baseado no modo como você se sente; e começa a perceber a relação entre o que você pensa, o que você sente e o que volta até você, antes mesmo que você se dê conta, você saberá que você é o criador da sua própria realidade.
Então, outras pessoas, ao olhar para a sua vida, ficarão pasmas com a vida perfeita que você vive.
Desde que eu aprendi o segredo e passei a aplicá-lo na minha vida, esta se tornou realmente mágica. Acredito que seja o tipo de vida com a qual todos sonham. Eu vivo em uma mansão de 4,5 milhões de dólares, eu tenho a esposa dos meus sonhos, eu tiro férias e viajo para os pontos turísticos mais incríveis do mundo; já escalei montanhas, fui a safáris e tudo isso aconteceu e continua a acontecer por conta de eu saber como aplicar o segredo.
A vida pode ser absolutamente fenomenal. Deverá ser e será, assim que você passar a usar o segredo.
Muitas pessoas me perguntam qual é a parte delas no processo de criação e qual é a parte do Universo (Deus). Então vamos analisar isso por um momento.
Vamos usar uma metáfora. Vamos pensar em Aladim e a lâmpada mágica. Com certeza você já ouvi falar disso: ele pega a lâmpada, esfrega-a e então o gênio aparece. O gênio sempre diz a mesma coisa: o seu desejo é uma ordem. Se você buscar a origem da lenda – hoje se diz que são apenas três desejos – você descobrirá que não há limite de desejos. Pense a respeito disso. Agora, vamos pegar essa metáfora e aplicá-la na sua vida. Esse gênio já foi rotulado de diversas formas nas mais variadas tradições: o seu anjo da guarda, o seu eu interior, etc. Nós podemos colocar qualquer nome nele e você escolhe o que funcionar melhor para você. Todas as tradições nos ensinaram que há algo maior do que nós.
O processo de criação é um processo que consiste em três passos: primeiro passo é pedir o que você deseja. Você não precisa usar palavras para pedir, porque na verdade o Universo não ouve palavras suas. O Universo (Deus) responde completamente aos seus pensamentos e à intensidade dos seus bons sentimentos.
O que você realmente quer? Sente-se e escreva o que você quer num pedaço de papel, no presente do indicativo. Você pode começar assim: “Eu estou muito feliz e grato agora que tenho...” e então explique como você deseja que seja a sua vida em todas as áreas.
E isso é muito divertido. É como se você tivesse o Universo como o seu catálogo: você o folheia e pensa: “Puxa, gostaria de ter esta experiência, este produto, uma pessoa assim etc.”. É você fazendo encomendas com o Universo. É fácil assim!
O segundo passo é responder. Uma resposta ao que você está pedindo. Essa não é a sua parte, fisicamente falando. Essa é a parte do Universo. Todas as forças do Universo estão respondendo ao s pensamentos e aos bons sentimentos que você enviou.
Então o Universo passará a se rearranjar para fazer com que as coisas aconteçam para você.
Muitas pessoas nunca se permitem querer o que elas realmente querem porque não conseguem ver como isso pode se concretizar.
Se você fizer uma pequena pesquisa, verá como é evidente que todos que já conquistaram algo não sabiam como o fariam. Eles sabiam somente que iriam fazer.
Você não precisa saber como as coisas virão. Você não precisa saber como o Universo vai se rearranjar.
Você não sabe como, mas será mostrado a você. Você atrairá o caminho.
Algumas pessoas irão dizer provavelmente que algo deve estar muito errado. Dirão que estão pedindo, mas que nada acontece. Então veremos: você está pedindo, está em dia com o passo um; o Universo está respondendo, – sempre responde, sem exceção – mas há um terceiro passo que você deve compreender: o passo da recepção. Esse é o passo no qual você deve se alinhar com o que você está pedindo. Quando você está alinhado com o que você quer , você se sente esplêndido. Isso é o que se conhece por entusiasmo, alegria, gratidão, paixão. Mas quando você se sente desesperado, com medo ou com raiva, você demonstra indicadores fortíssimos de que você não está em alinhamento com o que você está pedindo. Quando você passa a se dar conta de que o modo como você se sente é tudo e passa a direcionar os seus pensamentos baseados no modo como eles fazem você se sentir, pouco a pouco, você consegue encontrar o pensamento e sentimento corretos e passa a fazer com que o que você pediu se manifeste em sua vida.
Quando você fizer dessa fantasia um fato, você estará em posição de construir fantasias ainda maiores e melhores. E isso é o processo de criação.
O estudo e prática da lei da atração consistem em descobrir o que pode lhe ajudar a gerar os sentimentos de já possuir o que deseja. Vá fazer o test-drive do carro que você deseja, visite a casa que você quer comprar, faça o que você puder para gerar o sentimento de já possuir o que você quer! E lembre dessas pequenas sensações, guarde-as e você irá atrair o que você deseja. Pode ser que você acorde de manhã e o que você pediu já esteja lá ou você pode ter uma inspiração para alguma coisa que lhe levará até o que você deseja. Pode ser solicitada uma ação sua. Você pode pensar nas ações que você tenha que tomar e detestar ter que fazer tais coisas, talvez porque você não goste de tais atividades. Se você não se sente bem com as ações que você tem que tomar, você está no caminho errado. Você não está alinhado com o que você pediu. Ações serão solicitadas de sua parte, mas se você estiver em alinhamento com o que você quer, essas ações serão prazerosas para você.
O Universo gosta de velocidade. Não adie, não pense duas vezes, não duvide. Quando a oportunidade estiver lá, quando o impulso estiver lá, quando algo lhe cutucar por dentro, AJA! É esse o seu trabalho. E é tudo o que você tem a fazer.
Você irá atrair tudo o que você solicitar. Quer sejam grandes recursos financeiros que você queira atrair, quer sejam pessoas ou um livro. Você deve prestar atenção para o que você está sendo atraído. Você será atraído a coisas e elas serão atraídas a você. Elas se movem na realidade física com e através de você. E isso acontece seguindo uma lei.
Você pode começar do nada. E partindo do nada, partindo de alternativa nenhuma, um caminho será construído.
Pense nisso: um carro sendo guiado no meio da noite. Só é possível se enxergar cerca de sessenta metros à frente. Mesmo assim, é possível que você vá de Porto Alegre/RS até São Paulo/SP dirigindo no escuro, porque tudo o que você precisa ver são esses sessenta metros. É assim que a vida tende a se desenrolar para nós. Se você confiar que os próximos sessenta metros estarão lá, a vida continuará se desenrolando e você chegará ao destino, qualquer que seja ele, desde que você realmente queira chegar lá. Você chegará lá, porque você quer .
“Suba no 1º degrau com fé. Você não precisa ver a escadaria inteira, apenas dê o 1º passo”.

A única diferença entre pessoas que vivem e pessoas que vivem a mágica da vida é que as que vivem a mágica da vida se habituaram a essa vida, se habituaram a esse processo e a mágica acontece para elas onde quer que elas vão. Elas se lembram do segredo e o usam o tempo todo, não apenas como um evento único.
Algumas pessoas se agarram por um tempo a tudo o que foi dito e falam: “Sabe de uma coisa? Estou muito empolgado(a) com tudo isso! Li esse relato e agora eu vou mudar minha situação”. Elas seguem os passos, mas os resultados não aparecem. O resultado está prestes a aparecer, mas elas olham e não vêem nada e dizem: “Esse negócio não funciona!”, então o Universo responde: “O seu desejo é uma ordem” e adeus resultados.
Conhecendo a lei da atração, eu gostaria de ilustrar algo para você. Em 1995 eu comecei a criar um negócio que eu chamei de Quadro da Visão, onde eu colocava figuras de coisas que eu gostaria de conquistar ou atrair, como um carro ou um relógio ou a alma gêmea dos meus sonhos. E todos os dias eu ficava no meu escritório olhando para esse quadro e criava a sensação de que eu já tinha conquistado essas coisas.
Algum tempo depois eu me mudei e esse quadro ficou dentro de uma das caixas de mudança. Em cinco anos eu passei por três mudanças de endereço e acabei na Califórnia, onde comprei uma casa que passou por um ano de reformas. Então eu trouxe todas as caixas de mudanças para minha nova casa, inclusive as de cinco anos antes. Um dia, às 7:30h da manhã, o meu filho entrou no meu escritório e uma das caixas que havia ficado fechada por cinco anos estava ao lado da porta. Ele sentou na caixa e começou a bater com os pés nela. Então eu pedi para ele parar, pois eu estava tentando trabalhar. Ele me perguntou o que havia na caixa e eu lhe respondi que eram os meus Quadros de Visão e expliquei para que serviam. Ele não entendeu, pois tinha apenas cinco anos e meio de idade. Então eu decidi mostrar para ele para que entendesse melhor.
Abri a caixa e retirei um dos quadros onde havia uma foto de uma casa que eu usava para visualizar cinco anos antes. Eu fiquei chocado, pois nós estávamos morando naquela casa. Não uma casa similar, mas a da foto. Eu havia comprado a casa dos meus sonhos e não sabia. Eu comecei a chorar, pois estava abismado. Meu filho me perguntou porque eu chorava e eu lhe disse que finalmente entendia a lei da atração, o poder da visualização, tudo que eu tinha lido e tudo o que tinha seguido a minha vida inteira. A forma como eu erigia companhias funcionou para a minha própria casa e eu nem mesmo sabia disso. “Imaginação é tudo, é a pré-via das atrações futuras”
Decida o que você quer, acredite que você pode ter, acredite que você merece, acredite que seja possível para você e então feche os olhos, todos os dias, por vários minutos e visualize o que você quer e sinta as emoções de já ter tal coisa. Depois se foque nas coisas pelas quais você já é grato e realmente desfrute desse momento. Então siga o seu dia, disperse isso para o Universo e confie nele, acredite que ele saberá como manifestar essa coisa na sua vida.
O segredo foi definitivamente uma transformação para mim. Eu cresci numa família onde o meu pai era muito negativo, ele acreditava que pessoas ricas eram pessoas que exploravam outras pessoas ou que enganavam outras pessoas. Cresci em meio a uma crença de que ter dinheiro lhe faz uma pessoa ruim, numa crença de que somente pessoas maldosas possuem dinheiro. Ouvia o meu pai dizer que dinheiro não cresce em árvore, que ele não era banco, etc. Então eu cresci acreditando que a vida é difícil, que se tem que lutar muito e tal. Somente quando eu conheci W. Clement Stone que eu comecei a mudar a minha vida literalmente. “Tudo o que a mente do homem pode conceber ela pode alcançar”.
Quando eu trabalhava com Stone ele me disse para estabelecer uma meta que fosse tão grande que se eu a alcançasse eu ficaria pasmo. Ele me disse: “Assim, você saberá que foi por conta do que eu te ensinei que você foi capaz de alcançar tamanha meta”. Na época eu ganhava cerca de oito mil dólares por ano. Por alguma razão eu procurei estabelecer uma meta que fosse mensurável e estabeleci a meta de uma renda de cem mil dólares por ano. Eu não fazia idéia de como chegar aos cem mil dólares. Não conseguia ver estratégia e nem possibilidade, mas disse para mim mesmo que iria acreditar e agiria como se isso fosse verdade. E foi o que fiz.
Uma das coisas que ele me ensinou foi a fechar os olhos, todos os dias, e visualizar as metas como se elas já estivessem alcançadas. Eu peguei uma nota de um dólar, transformei-a em uma nota de cem mil dólares com ajuda de uma caneta e a colei no teto do meu quarto. Todos os dias quando eu acordava, lá estava a nota para me lembrar qual era a minha meta. Sempre que eu a via eu fechava os olhos e me imaginava tendo todo esse dinheiro e o estilo de vida equivalente. Nada aconteceu por cerca de trinta dias. Não tive nenhuma grande idéia. Ninguém me apareceu com uma oferta para ganhar mais dinheiro.
Um belo dia, eu estava tomando banho e tive a idéia de cem mil dólares. Eu tinha um livro escrito. Então eu pensei: “Se eu conseguir vender 400 mil cópias do meu livro a 25 centavos cada eu terei cem mil dólares!”. O livro sempre esteve ali, mas eu nunca havia tido essa idéia. Acredito que um dos segredos é que, quando você tiver a inspiração, você deve confiar nela e agir de acordo com ela. Ainda assim eu não tinha idéia de como fazer isso, não sabia como eu iria vender 400 mil cópias do livro, pois eu nunca tinha feito isso. Foi então que eu vi o National Enquirer no supermercado. Eu já o tinha visto milhões de vezes, mas ele sempre estava em segundo plano para mim. Mas foi como se ele estivesse em primeiro plano dessa vez. Pensei: “Se os leitores do National Enquirer soubessem a respeito do meu livro, certamente 400 mil pessoas iriam comprá-lo”. Cerca de seis semanas depois eu dei uma palestra para seiscentos professores em Nova Yorque. Uma moça me procurou no fim da palestra e me disse que tinha sido uma ótima palestra e que ela gostaria de me entrevistar. Então eu perguntei para quem ela escrevia e ela me disse: “Sou free lancer, mas a maior parte do que escrevo vai para o National Enquirer”. Então eu pensei: “Nossa! Esse negócio funciona mesmo!”.
Depois que a entrevista foi publicada, as vendas do meu livro começaram a aumentar. O que eu estou tentando demonstrar é que eu fui atraindo para minha vida todos esses eventos diferentes, incluindo essa jornalista e, para resumir, eu não consegui ganhar cem mil dólares naquele ano. Eu ganhei 92.227 dólares. Você acha que eu fiquei deprimido? Que achei que essa coisa não funcionava? Nada disso! Eu achei isso incrível! Minha esposa me disse: “Se isso funciona para cem mil dólares, você acha que isso funcionaria para um milhão?”. E eu respondi: “Não sei. Acredito que sim. Vamos tentar”. Eu sei pela minha própria experiência, porque eu quis testar o segredo para ver se funcionava mesmo. Eu submeti a um teste e claramente funcionou. E agora é assim que eu vivo a minha vida, todos os dias.
Eu posso imaginar que muitas pessoas que estão lendo este texto estão pensando: “Como eu posso atrair mais dinheiro?” ou “Como eu posso ter mais riqueza e prosperidade?” ou “Como eu posso, amando o meu trabalho, lidar com a dívida do cartão de crédito devido ao limite que tem o meu salário?” ou “Como eu posso atrair mais?”. Pretensão! Voltamos a um ponto pelo qual já passamos: o seu trabalho é decidir o que você gostaria de ter do catálogo do Universo! Se dinheiro é uma das coisas que você gostaria de ter, diga quanto você gostaria de ter! “Eu gostaria de ter 25 mil dólares, vindos de forma inesperada nos próximos trinta dias”. Não importa o valor e nem o prazo. Eles devem apenas ser crível para você.
Muitas pessoas estabelecem como meta sair das dívidas. Isso o manterá endividado para sempre. O que quer que você esteja pensando a respeito você irá atrair. Você está pensando em sair das dívidas, mas não importa se você está pensando em sair ou entrar em dívidas, se você pensa em dívida é dívida que você vai atrair. Estabeleça um cronograma de pagamento de dívidas e passe a se focar apenas em prosperidade.
Muitas pessoas me dizem que gostariam de duplicar a renda no próximo ano. Mas quando você olha para as ações dessas pessoas, elas não fazem as coisas que podem levá-las a tal objetivo. Elas vivem pensando: “Puxa, não tenho condições de comprar isso ou aquilo”. Tudo bem. Adivinha! “O seu desejo é uma ordem!”.
Enquanto você está irritado por não ter dinheiro suficiente; enquanto você está, por exemplo, falando a um amigo sobre o fato de não ter dinheiro suficiente ; enquanto você estiver se sentindo triste por não ter dinheiro suficiente, você está ativando o sentimento proveniente do seu pensamento que é muito diferente do desejo que você tem. Tudo isso se resume a isso: você não pode desejar ter mais dinheiro ao mesmo tempo em que se foca em não ter o suficiente.
Na época em que eu compreendi o segredo, eu recebia várias contas a pagar pelo correio. Então eu pensei: “Como eu posso mudar isso?”. A lei da atração diz que aquilo no qual você se foca você consegue. Então eu pegava o extrato bancário, apagava o saldo e escrevia exatamente o valor que eu gostaria que eu tivesse na conta. Então eu pensei: “E se eu visualizasse cheques vindo pelo correio?”. Em cerca de um mês as coisas começaram a mudar. É incrível, mas hoje eu recebo cheques pelo correio. Ainda recebo contas a pagar, mas recebo mais cheques do que contas.
Eu cresci em uma mentalidade de que se precisa trabalhar duro para conseguir dinheiro. Então mudei isso para uma mentalidade de que o dinheiro vem freqüentemente e facilmente. No começo, você sente que está mentindo para si mesmo. Parte do seu cérebro lhe chama de mentiroso. Haverá uma disputa na sua mente por um tempo.
No que diz respeito a criar riqueza, saiba que riqueza é parte de um jogo mental. É, sobretudo como você pensa a respeito.
Acredito que 80% das consultorias que eu presto para pessoas é sobre psicologia e o modo como elas pensam. Eu sei que muitas pessoas que estão lendo este relato irão dizer: “Você consegue fazer isso, mas eu não”. Todas as pessoas têm a capacidade de mudar o relacionamento delas com o dinheiro.
Eu encontro muitas pessoas que possuem uma renda enorme, mas não se dão bem nos relacionamentos. Isso não é riqueza, de maneira alguma. Se você buscar o dinheiro você pode ficar rico, mas o dinheiro não garante que você terá riqueza. Eu não estou sugerindo que dinheiro não seja uma parte da riqueza, porque é. Mas é somente uma parte. Encontro também muitas pessoas que se dizem espiritualizadas, mas elas passam a maior parte do tempo doentes e sem dinheiro. Isso também não é riqueza. A vida deve ser abundante em todas as áreas.
Muitas pessoas na cultura ocidental buscam o sucesso. Elas querem que o negócio delas prospere. O que eu descobri na minha pesquisa é que ter esse sucesso não garante, com certeza, o que nós realmente queremos, que é felicidade. E é daí que todas as outras coisas vêm. Você não deve buscar a riqueza e o sucesso para conseguir a felicidade, muito pelo contrário. Você deve buscar o senso de alegria interior, paz interior, de visão interior primeiro e então todas as coisas exteriores irão aparecer.
(mudança de depoente)
O segredo, para mim, significa que nós somos criadores do Universo e que todo desejo do que você quer criar irá se manifestar na sua vida. O que é muito importante é o que você deseja, quais são os seus pensamentos, quais são os seus sentimentos porque eles irão se manifestar.
Um dia, eu fui à casa de uma certa pessoa. Essa pessoa era um diretor de arte de uma produtora de filmes muito famosa. Em todos os cantos ele tinha uma linda pintura de uma mulher, uma mulher nua enrolada em um tecido. Era como se a mulher esnobasse o observador. Era como se ela dissesse : “Eu não olho para você, eu não lhe vejo”. Então eu disse para ele: “Eu acho que você deve ter problemas nos seus relacionamentos”. Ele me respondeu: “Você é vidente ou algo do tipo?”, “Não, mas vejo que em sete locais neste ambiente você tem a mesma pintura, a mesma mulher”. Ele me disse que adorava as pinturas e que ele mesmo as tinha pintado. Eu lhe disse que isso era ainda pior, porque ele colocava toda a sua criatividade nisso. Ele era um homem muito charmoso, vivendo cercado de atrizes por todos os lados, porque isso é parte do seu trabalho. E não conseguia namoradas. Então eu lhe perguntei: “O que você quer?”. Ele respondeu que queria sair com três mulheres por semana. Então eu lhe disse para pintar a si mesmo com três mulheres e colocar a pintura em todos os cantos.
Seis meses depois eu o vi de novo e perguntei como ele estava. Ele disse que estava ótimo e que as mulheres simplesmente ligavam para ele, todas queriam sair com ele. E eu lhe disse: “Porque esse é o seu desejo!”. Então ele disse que gostaria de ter um relacionamento sério. Então eu lhe disse para pintar isso e ele o fez. Pouco tempo depois ele se casou e tornou-se muito feliz. Ele teve esses desejos durante muito tempo, mas eles não podiam se manifestar porque o nível exterior dele, a casa dele, o contradizia o tempo todo. Se você possui esse conhecimento, você deve começar a trabalhá-lo.
Em um relacionamento, é preciso entender primeiro quem está entrando no relacionamento. Não falo do(a) seu(sua) parceiro(a), falo de você.
Como você pode esperar que outros gostem da sua companhia se você mesmo não gosta dela. Aqui está uma questão muito importante para entender a lei da atração e como você atrai as coisas. Então, lhe pergunto: você trata a si mesmo como você gostaria que os outros lhe tratassem?
Você se torna a solução para si mesmo. Não pense que os outros lhe devem e precisam lhe dar mais. Ao invés disso, dê mais a si mesmo. Separe mais tempo para se dedicar a si mesmo e levantar o seu próprio ânimo. Só então você pode passar a se doar aos outros.
Eu entrei em muitos relacionamentos esperando que a outra pessoa me mostrasse a minha beleza. Eu precisava ver a outra pessoa me mostrando a minha beleza, porque eu não me sentia bonita. Quando eu estava crescendo, as minhas heroínas eram As Panteras, mulheres maravilhosas. Embora elas fossem mulheres maravilhosas, nenhuma delas se parecia comigo. Até que eu parei e me apaixonei por mim mesma. Somente a partir daí que as outras pessoas passaram a se apaixonar por mim.
Há algo de magnífico a seu respeito. Eu já passei 44 anos me estudando e sinto vontade de me beijar. Você passará a se amar. Não estou falando de arrogância, mas de um respeito saudável por você mesmo. E quando você ama a si mesmo você ama a outros.
Algumas vezes certas pessoas irão dizer: “Aquelas pessoas no trabalho são tão negativas!” ou “Meu marido é tão nervoso!” ou “Meus filhos me dão tanta preocupação!”. Você deve se focar na melhor parte de cada pessoa que lhe cerca. Faça até mesmo uma lista dos pontos positivos das pessoas com as quais você passa muito tempo. Pode até ser uma pessoa com a qual você já teve uma experiência ruim, um relacionamento ruim. Na privacidade da sua própria mente e com certo esforço você irá se focar nas coisas que você mais gosta dessas pessoas e elas irão apresentar esses pontos positivos mais fortemente para você. Mesmo que você não possa criar algo na realidade delas, quando elas estão num humor que não se encaixa com o seu humor, ou quando têm atitudes para com você que não se encaixam com as atitudes que você tem para com elas, vocês passarão a se desencontrar. A lei da atração passará a não colocar vocês no mesmo lugar ao mesmo tempo. Se você conhecesse o seu potencial para se sentir bem, não pediria a ninguém para ser diferente para que você se sinta bem. Você se libertaria de toda essa necessidade de controlar o mundo, o seu parceiro(a) ou os seus filhos. Você é o único que cria a sua realidade, pois ninguém mais pode pensar por você. Ninguém pode, apenas você.
É importante reconhecer que o nosso corpo é o produto dos nossos pensamentos. Nós chegamos ao entendimento de que os pensamentos e emoções realmente determinam o funcionamento do nosso corpo.
Nós sabemos dos efeitos do placebo. Um placebo é algo que teoricamente não teria efeito algum no organismo, pois não possui medicamento verdadeiro na sua composição. Por exemplo, uma pílula feita apenas de açúcar. Você diz ao paciente para tomar e o que acontece é que o placebo tem os mesmo efeitos esperados do medicamento verdadeiro, às vezes até melhores. Descobriu-se, então, que a mente humana é o fator mais poderoso na arte da cura. Se alguém está doente e tem a possibilidade de explorar o potencial que têm na mente, deixando de tomar os medicamentos normais, provavelmente irá piorar ou até morrer. Eles estão acostumados a pensar que seguir a medicina convencional é a coisa mais sábia a fazer, então não ousariam explorar o potencial da mente. Não estamos negando a medicina, todas as formas de cura têm seu espaço.
Existe apenas um riacho de bem estar que corre. É o riacho da energia positiva pura. E o Universo, tudo que nós conhecemos, está provido abundantemente com essa energia. Esse é um mundo que se baseia no bem estar. E quando você permite que esse riacho corra em sua totalidade, você se sente muito bem. E quando você não permite que esse riacho corra, você se sente mal. É o seu riacho de bem estar ou bondade que você está permitindo ou negando. Nossas emoções magníficas nos informam como está o balanço entre “permissão” e “negação”.
Você sabe de pessoas que têm doenças terminais. Um corpo doente é um corpo que não está tranqüilo.
Existem milhares de diagnósticos e doenças diferentes, mas elas são apenas uma coisa: conexão fraca com essa energia. Todas resultam de uma só coisa: stress. Quando há stress suficiente na corrente, uma das conexões se rompe.
Nossa fisiologia cria doenças para que nós saibamos que nós estamos fora de equilíbrio, para que saibamos que não estamos amando, que não estamos firmes. Os sintomas do corpo não são coisas terríveis.
A pergunta freqüentemente feita é sobre se, quando uma pessoa tem uma doença manifestada, esta pode ser eliminada pelo poder do pensamento correto. A resposta é absolutamente SIM.
Em 23 de novembro , fui diagnosticada com câncer de mama. Eu acreditei, verdadeiramente, dentro do meu coração, com a minha forte fé, que já estava curada. Durante todo o dia eu dizia: “Obrigada pela minha cura”. Dizia isso o tempo todo. Eu acreditei no meu coração que estava curada. Eu me via como se o câncer jamais tivesse aparecido no meu corpo. Uma das coisas que eu fiz para me curar foi assistir a filmes muito engraçados. Tudo que eu fazia era rir o tempo todo. Não podíamos deixar haver nenhum stress na minha vida, porque sabíamos que stress era uma das piores coisas que podem existir enquanto você está tentando se curar. Do dia em que o câncer foi diagnosticado até o dia em que fui curada foram aproximadamente três meses, sem radiação ou quimioterapia.
Nós temos o programa básico que se chama autocura. Se você se cortar, a pele crescerá de novo. Se você tiver uma infecção bacteriana, o sistema imunológico entra em ação e dá conta de tais bactérias. O sistema imunológico é feito para curar a si próprio.
Doenças não sobrevivem em um corpo que está emocionalmente saudável. O seu corpo elimina milhões de células a cada segundo e cria milhões de células novas.
Na verdade, literalmente, partes do nosso corpo são substituídas todos os dias. Outras partes levam alguns meses, outras levam alguns anos. Dentro de alguns anos, nós temos um corpo físico totalmente novo.
Se você tiver uma doença e se focar nela, se você falar a outras pessoas a respeito, você irá criar mais doença. Se imagine vivendo num corpo perfeitamente saudável. Deixe que o médico cuide da doença.
Você consegue perceber a diferença entre ter uma dolorosa artrite no seu quadril e estar temeroso a respeito e estar esperançoso a respeito? A diferença entre temeroso e esperançoso é a diferença entre se recuperar e não se recuperar.
Pensamentos mais felizes levam a uma bioquímica mais feliz, um corpo mais feliz e mais saudável. Pensamentos negativos e stress degeneram o corpo seriamente, e também o funcionamento do cérebro. Porque são nossos pensamentos e emoções que, continuamente, remontam, reorganizam, recriam o nosso corpo.
Remova o stress fisiológico do corpo e ele fará o que ele foi projetado para fazer: ele irá curar a si mesmo.
Eu vi rins serem regenerados, um câncer desaparecer, melhorias na visão.
Eu diria que “incurável” quer dizer “curável internamente”.
Você pode mudar a sua vida e você pode curar a si próprio.
A minha história começa em 10 de março de 1981, o dia que mudou a minha vida completamente e que eu jamais irei esquecer. Eu caí de avião e acabei no hospital completamente paralisado. Minha espinha dorsal foi quebrada, perdi minha capacidade de engolir, não podia beber ou comer, não podia respirar sozinho, tudo o que eu podia fazer era piscar os olhos. Os médicos disseram que eu viveria como um vegetal pelo resto da vida, tudo o que eu poderia fazer seria piscar os olhos. Isso foi o que eles disseram, mas isso não importava. O que importava era o que eu pensava, era o que eu sentia. Eu me imaginei sendo uma pessoa normal de novo e saindo andando naquele hospital. A única coisa com a qual eu tinha que trabalhar no hospital era a minha mente. Uma vez que você tenha a boa condução de sua mente, você pode colocar as coisas no lugar. Eu respirava através de um aparelho. Eles diziam que eu jamais respiraria de novo, pois o meu diafragma estava destruído. Quando eu voltei a respirar sozinho, eles não conseguiram explicar como isso foi possível. Eu não podia deixar que nada na minha mente me distraísse da minha meta e da minha visão. Eu estabeleci uma meta de sair do hospital no Natal. Eu saí do hospital andando sobre as minhas próprias pernas. Eles diziam que isso não poderia ser feito. Esse é um dia que eu jamais esquecerei. Para as pessoas que estão lendo estas palavras neste momento, se eu pudesse resumir a minha vida e resumir para as pessoas o que elas são capazes de fazer na vida, eu diria: “O ser humano se torna aquilo no qual ele pensa e sente”.
Nós sabemos que há muitas pessoas que vivem em grande condicionamento. Elas vêem coisas que elas acham maravilhosas e dizem: “Nós queremos mais disso, nós votaremos nisso, nós apoiaremos isso com o nosso tempo, energia e dinheiro”. Quando elas vêem coisas que elas não querem, coisas terríveis com as quais elas não querem conviver, e com as quais não querem que outros tenham que conviver, dizem: “Nós precisamos fazer algo a respeito, precisamos nos livrar disso”. Mas elas não percebem que conforme elas rejeitam o indesejado, elas dão poder a ele. Neste mundo há guerra contra a pobreza, guerra contra o câncer, guerra contra a gravidez adolescente, guerra contra o terrorismo, guerra contra a violência. Tudo isso é um ato de rejeição a algo. Você não pode dizer “não” e simplesmente fazer essas coisas sumirem, porque quando você se foca em algo e diz “não”, a lei da atração traz mais disso.
“Aquilo a que você resiste persiste”.
A razão pela qual ao que você resiste persiste é que quando você resiste a algo e diz: “Não, eu não quero isso, porque me faz sentir de determinado modo, do modo como eu me sinto neste momento”, você está colocando para fora uma emoção muito forte em relação ao que você está rejeitando, o que atrai mais ainda o objeto que está sendo rejeitado.
Os movimentos antiguerra criam mais guerra; os movimentos antidrogas, na verdade, criam mais drogas, pois eles se focam no que não se quer.
Pessoas dizem: “Nós devíamos nos focar nas coisas que não queremos” e outras pessoas ouvindo isso acham que também devem fazê-lo.
Madre Tereza de Calcutá era brilhante. Ela dizia que nunca faria parte de uma passeata antiguerra, apenas de passeatas a favor da paz. Ela sabia. Ela entendia o segredo. Veja o que ela manifestou no mundo.
Então, se você for contra a guerra, seja a favor da paz. Se você for contra a fome, seja a favor de que as pessoas tenham mais do que o suficiente para comer. Se você for contra um político específico, seja a favor do seu oponente. Muitas eleições são vencidas pelo candidato que é rejeitado pela maioria, porque ele recebe a maior parte da energia e do foco.
Você deve procurar se focar no que você quer e não no que você não quer. Saber o que você não quer não é ruim, porque assim você saberá como se focar no que você quer. Mas o fato é que, quanto mais nós falamos sobre o que não queremos ou sobre quão ruim essas coisas são, ou lemos sobre isso o tempo todo, nós criamos mais disso.
Muitas pessoas me dizem: “Mas eu tenho que me manter informado(a)!”. Talvez você tenha que se manter informado(a), mas não tem que se inundar de informações. Mantenha-se informado(a), mas tire a sua atenção das coisas que você não quer e de todas as cargas emocionais em torno dessas coisas e se foque no que você deseja vivenciar.
Eu diria que, quando a voz e a visão de dentro se tornam mais profundas, mais claras e maiores do que as opiniões de fora, você se torna o(a) Senhor(a) da sua vida.
Você não está aqui para tentar fazer com que o mundo seja tão justo quanto você gostaria que fosse. Você está aqui para criar um mundo ao seu redor, ao redor de sua escolha, ao mesmo tempo em que você permite que o mundo que outros escolheram também exista.

Uma das coisas que me perguntam sempre e que, inclusive você deve estar se perguntando agora, é sobre a idéia de que se todos usarem o segredo e todos tratarem o Universo como um catálogo, o Universo (Deus) não dará conta. Será que, se todos “sacarem” do Universo (Deus) ao mesmo tempo, ele não irá acabar “falindo”?
A beleza sobre o ensinamento do grande segredo é que há mais do que o suficiente para todos. Existe uma mentira que age como um vírus e que está cristalizada na mente da humanidade. E essa mentira é a de que não há prosperidade o suficiente para todos, de que há falta e limitação e que simplesmente não há recursos de todas as formas para todos. Essa mentira faz com que as pessoas vivam com medo, ganância e mesquinhez. Esses pensamentos de medo, ganância e mesquinhez e falta de prosperidade se tornam a realidade da vida das pessoas. A verdade é que há mais bondade do que o suficiente para todos, há mais idéias criativas do que o suficiente, há mais poder do que o suficiente, há mais amor do que o suficiente, há mais alegria do que o suficiente. Tudo isso vem através de uma mente (bem conduzida) que está consciente da sua própria natureza infinita.
Todo grande mentor que já passou pelo planeta nos disse que a vida foi feita para ser abundante.
Quando nós achamos que os recursos estão ficando escassos, nós encontramos novos recursos para as mesmas necessidades.
Mesmo que nós digamos que algo está em falta é porque nós não abrimos nossos olhos para ver tudo o que está ao nosso redor.
Mesmo que todos passem a viver com o coração e passem a buscar o que querem, nem todos buscarão as mesmas coisas. Essa é a beleza do segredo. Nem todos querem uma BMW, nem todos querem a mesma pessoa, nem as mesmas experiências, nem as mesmas vestimentas.
Há o suficiente para todos. Se você acreditar, se você puder sentir, se você agir, isso lhe será mostrado. Essa é a verdade.
Deixe a variedade da sua realidade lhe emocionar enquanto você escolhe as coisas que você quer. Quando você vir algo que você quer para a sua vivência, pense sobre isso, encontre o sentimento relacionado, fale sobre isso, escreva sobre isso, faça uma redação a respeito, faça disso a sua realidade, tornando-se o par desse algo.
Quando você vir coisas que você não quer na sua vivência, não fale sobre elas, não escreva sobre elas, não faça parte de grupos relacionados ou se preocupe a respeito, não seja contra elas. Faça o seu melhor para ignorá-las. Tire a sua atenção das coisas que você não quer ao mesmo tempo em que você dá total atenção para coisas que você quer.
Muitos dos líderes do passado se esqueceram de uma parte muito importante do segredo: compartilhá-lo com outros. Essa é a melhor época para se estar vivo. É uma época em que é possível ter o conhecimento facilmente à mão.
Quando nós olhamos ao redor, até mesmo o nosso próprio corpo, o que nós vemos é apenas a ponta do iceberg.
Pense nisso por um momento: olhe para a sua mão. Sua mão parece sólida, mas na verdade ela não é. Se você a visualizar em um microscópio específico, o que você verá será uma massa de energia vibrando.
Tudo é feito da mesma matéria-prima, quer seja a sua mão, o mar, ou uma estrela.
Tudo é energia. Deixe-me ajudá-lo(la) a entender isso: há o Universo, onde há a nossa galáxia, onde há o nosso planeta, onde há indivíduos. Dentro de cada corpo há um sistema de órgãos, onde há as células, onde há moléculas, onde há átomos, onde há energia. Tudo no Universo é energia.
Não importa em que cidade você viva, você tem energia no seu corpo suficiente para iluminar essa cidade por quase uma semana.
Muitas pessoas se definem pelo seu próprio corpo. Mas você não é só esse corpo, você é energia. Energia é isso: você pergunta para um físico quântico o que compõe o mundo e ele lhe dirá que é energia. Você pede para ele descrever o que é energia e ele lhe dirá que é algo que jamais pode ser criado ou destruído, sempre foi e sempre será, é tudo que existe e tudo que já existiu. Então você pergunta para um teólogo sobre o que criou o Universo e ele lhe dirá que foi Deus. Então você pede para ele descrever Deus e ele lhe dirá que é algo que sempre foi e sempre será, jamais pode ser criado ou destruído. É a mesma descrição com terminologias diferentes. Se você acha que é só um monte de carne andante, repense isso. Você é um ser espiritual, você é um campo de energia operando em um campo de energia ainda maior.
Nós estamos todos conectados, nós apenas não percebemos isso. Não existe um “lá fora” e um “aqui dentro”. Tudo no Universo está conectado, é apenas um campo de energia.
Você é a “energia fonte”. As pessoas trabalham para se manterem bem fisicamente. Mas o corpo lhe distrai e lhe faz esquecer do que você realmente é. Você é um ser eterno, você é a força de Deus, você é o que você chama de Deus.
Espiritualmente se diz que nós somos a imagem e semelhança de Deus. Pode-se dizer que o Universo toma consciência de si mesmo, revelando possibilidades. Nós somos um campo imenso de possibilidades. Tudo isso é verdade.
Todas as grandes tradições dizem que você é criado à imagem e semelhança da fonte criadora. Isso significa que você tem o poder e o potencial divino para criar o seu próprio mundo. E você o está criando. Talvez você tenha criado coisas até aqui que foram maravilhosas e valorosas e talvez não tenha percebido.
A questão que eu peço para que você considere é: os resultados que você tem na sua vida são os que você realmente quer? Eles são valorosos? Caso não sejam, agora seria o momento adequado para mudar isso, porque você tem o poder de fazê-lo. "Todo o poder vem de dentro e está, portanto, sobre nosso próprio controle."
Muitas pessoas se sentem como vítimas da vida. Muitas se prendem aos eventos do passado como, por exemplo, um abuso na infância, uma família desequilibrada. Muitos psicólogos acreditam que 85% das famílias são desequilibradas, assim sendo, você não é tão único. Meus pais eram alcoólatras, meu pai abusava de mim, meus pais se divorciaram quando eu tinha seis anos.
Quando eu tinha 13 anos, eu estava envolvido com gangues de rua.
Passei por um acidente de moto muito sério.
Já fui morador de rua em São Paulo e vivi na pobreza por quinze anos no Rio de Janeiro.
Quando eu era criança, eu tinha dificuldades de aprendizagem e fui considerado incapaz de aprender. Foi dito que eu jamais chegaria a ler, escrever ou me comunicar ou chegar a algum lugar na vida.
Essa parece ser a história da vida de todo mundo. E daí? O que realmente importa é o que você vai fazer agora. O que você escolhe agora. Você pode manter o foco nas coisas ruins que já lhe aconteceram ou mudar o foco. Quando as pessoas mantêm o foco no que elas querem, o que elas não querem perde a força, o que você quer se expande e o que você não quer desaparece.
Nós queremos que você vá a algum lugar onde você possa oferecer os seus pensamentos deliberadamente, onde você possa guiar os seus pensamentos de propósito. Você é o criador da sua própria experiência, você gerencia os seus próprios pensamentos.
A beleza da lei da atração é que você pode começar onde você está. Você pode começar a pensar e gerar dentro de si mesmo um sentimento de harmonia, de felicidade e a lei passará a responder a isso.
Você passará a acreditar em outras coisas como, por exemplo, que há mais do que o suficiente para todos no Universo (Deus), que tudo dá certo para você, e até mesmo que você não envelheça, mas rejuvenesça. Nós podemos criar o mundo da forma que quisermos usando a lei da atração.
E você pode se libertar de padrões hereditários, códigos culturais, crenças sociais e provar, de uma vez por todas, que o poder dentro de você é maior do que o poder que está no mundo e que não depende de qualquer denominação ou congregação que seja.
Alguns de vocês podem estar pensando: “Isso tudo parece muito bonito, mas eu não consigo fazer isso” ou “Ela não me deixará fazer isso” ou “Ele não me deixará fazer isso” ou “Eu não tenho dinheiro o suficiente para fazer isso” ou “Eu não sou forte o suficiente para fazer isso”. “Eu não...”, “Eu não...”, “Eu não...”.
Todo “Eu não...” é um ato criador improdutivo.
“Quer você pense que pode ou que não pode, você está certo”.
Há algum limite para isso? Absolutamente não. Nós somos seres ilimitados. Nós não temos limites. As capacidades, os talentos, os dons e o poder que está dentro de cada indivíduo nesse planeta é ilimitado.

Não há um quadro negro no céu onde Deus tenha escrito o seu propósito, sua missão na vida. Não há um quadro negro no céu onde se possa ler, por exemplo: “Neale Donald Walsch, boa pinta, vive na primeira metade do século 21, vocação...”. Na frente de vocação então teríamos um espaço em branco. Então tudo o que eu teria que fazer é entender o que eu estou fazendo aqui, porque estou aqui. Tudo o que eu teria que fazer é encontrar esse quadro negro e descobrir o que Deus tem em Consciência para mim. Mas o quadro negro não existe. Então o seu propósito de vida é o que você disser que ele é, sua missão é a missão que você der a si mesmo, sua vida será como você a criar e ninguém a condenará, nunca jamais.
Levou muitos anos para eu entender isso, porque eu cresci influenciado por essa idéia de que havia algo que eu devia fazer e, se eu não estivesse fazendo, Deus não estaria feliz comigo. Quando eu entendi que a minha meta primária era preencher a minha vivência com alegria, eu passei a fazer somente as coisas que me trouxessem alegria. Nós temos uma frase: “Se não é divertido, não faça”.
Alegria, amor, liberdade, felicidade, riso. Se você sente alegria ao meditar por uma hora, então medite! Se você sente alegria com um sanduíche, então coma um!
Quando eu brinco com o meu gato, eu estou em um estado de alegria; quando estou perto de alguém que eu amo muito, então estou em estado de alegria; quando eu ando em meio à natureza, eu estou em um estado de alegria. Eu quero me colocar constantemente nesse estado e, quando eu faço isso, tudo o que eu tenho a fazer é ter a intenção do que eu quero, e o que eu quero se manifesta.
Felicidade interior é o combustível do sucesso.
Tudo que lhe faça se sentir bem sempre lhe trará mais. Você está lendo isso neste momento. Foi você que atraiu isso para a sua vida e é sua a escolha de agarrar e utilizar isso ou não. Se isso lhe faz se sentir bem, agarre. Se não faz, deixe ir embora. Encontre algo que lhe faça se sentir bem, designado pelo seu coração. “Siga a sua alegria e o Universo abrirá portas para você onde antes só haviam paredes”.
Joseph Campbell disse: “Siga a sua alegria”. Acreditamos que estas sejam as melhores palavras que já ouvimos da boca de um ser humano. E se alguém puder seguir a sua alegria, seguirá a trilha para a abundância e bem estar em todos os setores.
Aproveite a vida, porque a vida é fenomenal. É uma viagem magnífica.
Você viverá em uma realidade diferente, em uma vida diferente e as pessoas olharão para você e dirão: “O que você faz de diferente de mim?”. A única coisa que é diferente é que você trabalha com o SEGREDO.
Então você poderá fazer e ter coisas que muitos dirão ser impossível.
Nós estamos entrando em uma nova era. É a era onde a última fronteira não é o espaço, como se diria em Jornadas nas Estrelas, mas a fronteira pessoal.
Eu vejo um futuro de um potencial irrestrito, possibilidades irrestritas. Lembre-se de que nós usamos no máximo 10% do potencial da mente humana. Usar 100% é resultado de uma educação apropriada. Imagine um mundo onde as pessoas usassem o potencial mental e emocional totalmente. Nós poderíamos chegar a qualquer lugar, poderíamos fazer qualquer coisa, alcançar qualquer coisa.
Imagine-se com o bem que você deseja. Toda religião, todo grande livro de filosofia, todo grande líder. Estude os grandes sábios, muitos deles foram apresentados a você durante este relato. Sabe de uma coisa? Todos eles entendiam uma só coisa, eles entendiam o segredo. Agora você também o entende. Quanto mais você o usar, mais você irá entendê-lo.
Você pode imaginar que seria mais fácil ter escutado essas coisas nos primeiros dias da sua existência na Terra. Se estivéssemos falando com você nos seus primeiros dias de vida, nós lhe diríamos:
“Bem vindo ao planeta Terra! Não há nada que você não possa ser, fazer ou ter. Você é uma criatura magnífica e está aqui pela sua poderosa e deliberada vontade de estar aqui. Vá em frente, dando atenção para o que você quer, atraindo vivências para lhe ajudar a decidir o que você quer. Uma vez que você decida, dê atenção a isso. Muito do seu tempo será passado coletando dados que o ajudarão a decidir o que você irá querer. Mas o seu verdadeiro trabalho é decidir o que você quer e se focar nisso. Focando-se no que você quer é que você irá atrair. Esse é o processo de criação”.
Eu acredito que você é grande. Há algo de magnífico a seu respeito. Não importa o que esteja acontecendo a você na sua vida, não importa quão jovem ou quão velho você ache que você seja, quando você passar a pensar apropriadamente, esse poder interior começará a emergir e tomará conta da sua vida, irá lhe alimentar, lhe vestir, lhe guiar, lhe proteger, lhe direcionar, sustentará a sua existência, se você o permitir. Isso é o que eu sei e o que tenho certeza.
Fique tranqüilo(a) com relação a tudo o que você leu aqui. Divirta-se. Não há nada que você tenha que fazer, apenas o que você quer fazer.
"Seja Feliz! Ame, sinta Gratidão!"
FIM

DELL PROMOÇÃO IMPERDÍVEL - CLIQUE E PARTICIPE!


Quem sou eu

Ubaitaba, Bahia, Brazil
Powered By Blogger