Não me esqueça. Não me perca! Me adicione aos seus favoritos!

domingo, 16 de setembro de 2007

APOSTILA DE TEATRO

APOSTILA DE TEATRO




Autora: Luiza Regina Reis

A PRÉ-PRODUÇÃO






O Líder do Teatro
O Líder do Grupo de Teatro, deve ser capaz de unir os componentes num propósito comum, inspirá-los e conduzi-los. Certamente um líder de Grupo de Teatro sabe, que vai enfrentar muitas dificuldades da pré-produção até a Apresentação de Estréia. Dificuldades de Reunir o grupo todo para o ensaio, entrosar o grupo, tirar a timidez, dar estímulos, mostrar o valor desse tipo de trabalho para o Reino de Deus. É preciso ter personalidade firme e influência sobre os demais de seu grupo, reconhecendo sempre que você foi chamado por Deus para o propósito especifico da utilização do teatro como forma de evangelização. Confiando sempre em Deus, sendo humilde, aceitando sugestões, “fazendo parte” do grupo e entrosando o grupo. Deve orientar e dirigir o ensaio com seriedade e sinceridade. Prestando auxilio maior aos que tem mais dificuldade nas cenas. Valorizar
o potencial de cada componente, esclarecer acerca da responsabilidade do trabalho. Estabelecer regras a serem cumpridas. Ser sempre o primeiro a dar exemplo, viver o que prega, cobrar o máximo dos componentes.
A Escolha do Texto
O texto deve ser escolhido de acordo com a necessidade da Igreja. Com a orientação do pastor, escolha o tema que quer abordar e o texto poderá ser escolhido de forma mais objetiva.
A Escolha do Elenco e da Produção
São dois processos: O convite para integrar o Grupo de teatro e a escolha do elenco e da Produção. Faça o seguinte convite:
-
Que sejam pessoas batizadas com o Espírito Santo
-
Gostem de teatro (atuar ou participar da produção)
-
Tenham tempo para se dedicar aos dias de ensaios.
Depois de feito o convite, divida em 2 Grupos: a Produção (sonorização, iluminação, cenário, figurino, maquilagem) e o Elenco. A Produção é geralmente composta de pessoas que gostam de teatro, mas não de interpretar. Então, elas desejam ajudar na parte de iluminação, sonorização, maquilagem, cenário e figurino. Estabeleça as tarefas para essas pessoas, pois elas serão assistentes diretos do líder. Para escolher o elenco da peça, deve-se levar em consideração os requisitos abaixo. Costumo classificar exatamente nesta ordem.
Aparência – É extremamente necessária que a aparência da pessoa identifique juntamente ao publico, a imagem que se pretende passar do personagem. Uma pessoa mal escolhida para interpretar um papel pode acabar estragando a montagem por sua aparência não convencer o publico. Ex. Colocar um rapaz muito alto e extremamente magro para fazer um papel de Deus. Vai ironizar o personagem.
Voz – Imagine um jovem que esta mudando de voz, fazendo papel de um homem de 50 anos. Nem pensar. Uma atriz jovem com voz de criança, traz certa desconfiança para o publico. Um rapaz de voz forte pode desempenhar um personagem que tenha que passar credibilidade.
Interpretação – Porque coloquei interpretação em ultimo lugar? Pois bem. De que adiantaria ser um excelente ator/atriz se não possui a aparência ou a voz adequada ao personagem.
Cabe ao líder, definir os papeis de acordo com a aparência e a voz de cada componente. A aparência é tão importante na cena, que o ator pode fazer uma cena sem dizer uma única palavra. Lembre-se: O que aparece no teatro é o “corpo” e a “fala”. Como já dito, a aparência e a voz.
Começando a Ensaiar
Antes do início do ensaio, orem. Depois do ensaio, também. Estabeleça regras quanto a datas de ensaios e horário e seja rígido. Ensaio serve para elaborar a apresentação da peça, marcar as cenas, entrosar o grupo.
Primeira etapa de ensaio
-
Distribua os textos e dê um prazo para estar decorado
-
Comece ensaiando somente a voz, a entonação das falas. Sente-se em circulo com o grupo e leiam
o texto do início ao fim. Isso fará com que conheçam a historia a ser apresentada.
-
Ensaie cenas isoladas, não precisa ser na ordem em que aparecem no texto.
-
Faça os exercícios da Oficina de Dramatização
Segunda etapa de ensaio
-
Comece a cobrar o texto decorado
-
Os componentes que tiverem seus textos decorados, podem começar a terem suas cenas marcadas (movimento e voz).
-
A cada erro em cena, faça com que se comece do inicio da cena. Isso fará com que os atores decorem suas falas mais rápido.
Terceira etapa de ensaio
-
Comece a ensaiar as cenas em ordem cronológica. Se houver cenas ainda não prontas, faça os atores repetirem várias vezes depois do ensaio cronológico.
-
Não permita que os componentes segurem o texto durante suas cenas nos ensaios. Se for preciso dite as palavras e eles repitam. Se isso não for feito eles vão se prender ao texto e dificultar a marcação das cenas e o bom andamento do companheiro de cena.
-
Comece a incluir nos ensaios, cenário, iluminação e sonorização. Isso serve para adaptar os atores a realidade da cena.
Quarta etapa de ensaio
-
Verificar o figurino e o tempo necessário para troca de roupa (caso haja).
-
Organizar todo o equipamento necessário para a apresentação.
-Fazer o ensaio geral.
Marcar as cenas de movimentos é estabelecer: locais de entrada e saída de personagens, posição na cena, movimentos feitos durante a cena. Sentar-se, levantar-se, andar pra frente/trás etc. É expressamente proibido ficar de costas para o publico, a não ser que a marcação de cena exija isso. Quanto mais marcada a cena, mais bonito fica o efeito visto pelo público.
Marcação de voz - É proibido falar com a cabeça baixa, falar pro chão ou falar rápido demais o texto.
Coach – Técnico. Na TV, alguns atores possuem um diretor somente pra ele. Este se dedica a auxiliá-lo para melhorar seu desempenho nas cenas. Coloque um componente como Coach de cena de outro componente. Assim ele poderá auxiliar o companheiro em cena e trará novas idéias para a direção.
Oficina de Dramatização
Apesar de você dispor de um elenco disposto a servir, certamente eles enfrentarão diversos “temores”, principalmente se forem iniciantes. Os exercícios da Oficina de Dramatização são extremamente importantes durante os ensaios. Através deles, a timidez, a sensação de incapacidade, a vergonha, o nervosismo, podem ser facilmente eliminados. É muito importante a participação de todo o elenco, (incluindo a equipe de produção) desses exercícios. Os exercícios contribuem inclusive para o entrosamento de todo Grupo de Teatro. Abaixo seguem alguns desses exercícios:
EXERCÍCIOS PARA A VOZ
Lembre-se: Falar alto e gritar são posturas totalmente diferentes. Ensine seu grupo a falar alto. Gritar só se houver necessidade em cena.
CONTAGEM de 1 a 10
Contar de 1 à 10, a cada número, aumentar gradativamente o volume da voz e na seqüência, contar de 10 à 1, a cada número diminuir gradativamente o volume da voz.
OBJETIVO: Conhecer a capacidade de voz de cada componente e desenvolver em cada um controle do volume da voz.
DICÇÃO
Cada componente deve ler em voz alta o texto de seu personagem na trama, destacando todas as silabas, pontuação e entonação.
OBJETIVO: Trabalhar as dificuldades encontradas pelos componentes ao pronunciar o texto de modo a tornar mais claro para o público as falas dos personagens.
VIBRAÇÃO DAS CORDAS VOCAIS
Molhar os lábios (inferior e superior) com a própria saliva, juntar os lábios formando um bico, respirar profundamente e soltar o ar pela boca de maneira a fazer com que os lábios vibrem. Fazer três series de 10 repetições cada.
OBJETIVO: Exercitar as cordas vocais.
EXERCÍCIOS PARA A INTERPRETAÇÃO
IMPROVISO
Divida o elenco em grupos de 3 ou 4 pessoas. (Preferencialmente coloque os que têm menos intimidade entre si). O líder dirá a cada grupo um tema bíblico e que personagens cada um fará. Tudo por mímica. Tipo: Daniel na cova dos Leões: Coloque uma mulher para fazer Daniel. Cada grupo fará sua apresentação e ao termino, todos devem sentar-se em círculos e de forma franca e sincera se avaliarem.
OBJETIVO: Esse exercício é saber se os atores estão conseguindo passar a mensagem escolhida pelo líder.
PEGADINHA
Algumas cenas exigem da pessoa a necessidade de chorar ou de fazer uma cena de agressividade. Algumas pessoas, às vezes não conseguem devido à timidez ou a vergonha, ou por não querer se expor. Se você percebe que há necessidade que a pessoa chore, faça o seguinte: Discretamente, durante o ensaio, combine com todo o elenco para que na cena que essa pessoa tem de chorar, todos comecem a reclamar do mau desempenho dela e que ela não corresponde às expectativas do grupo, peça a todos para reclamarem muito dela na frente dela. Até que ela chore e liberte suas emoções. No final do exercício, revele a pessoa que a brincadeira tem por objetivo liberar as emoções. Se for o caso da pessoa precisar demonstrar agressividade em cena e não esteja atingindo o objetivo, o líder do grupo deverá ser “curto e grosso” e chamar a atenção dessa pessoa na frente de todo o grupo de maneira que só pare na hora que conseguir “tirar do sério” a pessoa em questão. Depois revele que foi um exercício.
OBJETIVO: Libertar as emoções.
ORDEM EXECUTADA
O líder deverá pedir para o grupo ficar andando, o grupo não pode falar, tudo deverá ser feito através mímica. No ouvido de cada um, o líder dará uma ordem que deverá ser executada. Exemplo: Clara, leva a Maria para aquela parede. Maria, não faça o que a Clara quer que você faça. Ana, não deixe o Pedro imitar um macaco. Pedro imite um macaco. Manoel imite um louco. João imite o Manoel. O líder pode aproveitar esse exercício para aproximar pessoas do grupo que tem pouca afinidade.
OBJETIVO: Despertar a criatividade e o improviso nos atores. Também tirar a vergonha e a timidez uma vez que todos estarão se expondo ao mesmo tempo.
Exercícios para Expressão Facial
A PESSOA E O ESPELHO
Coloque um componente de frente para o outro. Um que seja extrovertido, este será a “pessoa” e outro mais tímido, que será o “espelho”. A pessoa fará os movimentos faciais (sorriso, tristeza, espanto, risada, caretas diversas) e o espelho terá que imitar. Depois inverta os papeis de pessoa e espelho.
OBJETIVO: Desenvolver expressão facial nos componentes, tirar a timidez e a vergonha.
EXERCÍCIOS PARA EXPRESSÃO CORPORAL
IMAGINAÇÃO
Os componentes estarão espalhados pelo local de ensaio, então o líder lhes dirá como devem se comportar. Os componentes têm liberdade para falar, se quiserem. Eles esquecerão que estão numa sala fechada e se transportarão para outros lugares. Exemplo: Numa guerra, num temporal, numa floresta sombria, andando sobre o fogo, a neve, na água, na beira de um abismo etc.
OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de externar para o corpo sensações que precisem ser mostradas em cena.
CRIAÇÃO DE OBJETOS
Os componentes devem estar um ao lado do outro numa fila reta. Em silencio total, eles devem criar objetos nas mãos e passar para o componente ao lado que deverá receber o objeto e transformá-lo em outro e passar adiante até o ultimo componente. Deve-se levar em conta o peso, consistência e tamanho do objeto. Quem receber uma agulha deverá recebe-la com cuidado para “não escapar de suas mãos”, porem quem receber uma televisão fará muito esforço para segurá-la.
OBJETIVO: Desenvolver a criatividade e o improviso em cena. Tornar as mãos e o corpo ágeis.
A Produção
Iluminação
Assistente de Iluminação. Ele é essencial numa apresentação teatral. É ele quem vai apagar e acender as luzes e criar efeitos visuais com luzes. A iluminação deve ser testada durante os ensaios. A iluminação tem que necessariamente vir do alto para não projetar “sombras” na parede de fundo do palco de apresentação.
Sonorização
Selecione as musicas e fundos musicais a serem utilizados de acordo com o tema ou a cena a ser desenrolada. Organize tudo de maneira prática. Fica por conta do Assistente de Som o bom andamento da trilha sonora durante a apresentação da peça.
Figurino
Se houver necessidade de recriar roupas de época, haverá a necessidade de fazer vestimentas específicas. Porém, se o texto abordar tema contemporâneo, converse com o Grupo para cada um cuidar de seu próprio figurino. Caso haja troca de figurino de um mesmo personagem, é necessário ter um Assistente de Figurino, para orientar a pessoa a respeito dessa mudança.
Cenário
Pode ser simples, ou muito bem estruturado. Isso vai depender da condição financeira do Grupo. De qualquer maneira o uso do cenário pode ser dispensável, dependendo do assunto a ser abordado. Claro que um cenário numa montagem teatral, produz um efeito visual muito bonito e realista.
Maquilagem
Peça ajuda de alguém que tenha conhecimento de maquilagem. Disfarce os atores. O ideal é que o publico não identifique, nem reconheça o componente do grupo, mas apenas visualize o personagem na cena.
Divulgação
A Divulgação é extremamente importante para o Teatro Evangélico. Afinal, se o objetivo é ganhar almas para o Reino de Deus, a necessidade de chegar-se até essas almas é feita através da evangelização. Divulgue o evento com pelo menos 1 mês de antecedência. Varias são as formas de divulgar uma Apresentação de Teatro, aqui estão algumas dicas.
-
Primeiramente conte com o apoio de seu pastor. A palavra dele na Igreja dará ao Grupo o apoio necessário e os membros darão credibilidade para o trabalho.
-
É necessário ter um convite ou um ingresso. Se for entrada franca, é imprescindível colocar isso de forma clara e que chame atenção no convite. Distribua na Igreja, para os membros, jovens e Grupos da Igreja. Distribua nas ruas em pontos estratégicos.
-
Faça cartazes e faixas. Peça para o Pastor dar os cartazes para os membros colarem em suas casas, lojas etc.
-
Divulgue o evento em rádios evangélicas. Algumas rádios prestam esse serviço de forma gratuita.
-
Se você tem acesso à internet, alguns sites evangélicos cadastram eventos gratuitamente. Há também sites de revistas e jornais evangélicos que você pode enviar a matéria sobre o evento e eles publicam.
luizareginareis@bol.com.br

14 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do esclarecimento sobre teatro, e vou aplicar ao grupo que esta se formando aqui na igreja...

Mãe Louca disse...

Olá! Fiquei muito feliz ao encontrar seu blog, estou tentando montar grupos de teatro nas igrejas aqui em BH e tô precisando de todo material possivel, por isso agradeço por deixar disponivel algo tao valioso!
Obrigado!
Caso precise de algum material tb tenho muitas coisa q venho juntando, qm sabe podemos trocar alguns materiais, né?!
Valeu!
Até uma proxima!

Anônimo disse...

ou fiuei muito grato de ssaber que tem pessoas como voçe disposta a ajudar outras pessoas;eu aprende muito como lidar com um grupo,isso foi e é muito valioso pra mim que estou novo nessa área...
qye DEUS te abençoe
abraços
getulio
contato-msn GETULIOMSM@MSN.COM

Unknown disse...

Blog muito bom estava procurando um materia como esse quero q saiba que para mim foi muito util pq to iniciando agora no teatro, muito obrigado mesmo muito grato se quizer trocar ideais informacoes etc, me add neste email
geder.financeiro_iblas@hotmail.com

Anônimo disse...

excelente,a sua apostila de teatro.com toda a certeza vou aplicá-la com o grupo.que o senhor te abençõe e te guarde.abraços.

Anônimo disse...

Muito bom a iniciativa de fornecer essas dicas de teatro,coisa rara no meio cristão. Estou prestes a montar um grupo de teatro e todo material é bem vindo!!!
Continue a ser uma bênção!!
Site interessante: www.teatroevangelico.com.br

Unknown disse...

muito obrigado por colocar essas dicas de teatro . a dias tinha o desejo de achar um site com dicas como essas. estava disposto a comprar apostilas mas quando achei esse site não precisei.
que deus te abençõe !
se houver coisas novas sobre teatro manda para : vbrunomicroempresario@gmail.com

Anônimo disse...

Gostei, está ideia de estar vocês, guiando algumas pessoas pouco exclarecidas sobre teatro.Muito obrigado e que DEUS abencôe este trabalho de vocês e fiquem com DEUS.

Amauri Morozini disse...

Muito obrigado. Vai ajudar e muito á nossa equipe.
Que Deus te abençoe sempre..
At.
Equipe ELO de Teatro - São Mateus ES.

Jeh Yoko disse...

mto bom mesmo!
q Deus abençoe a todos q querem servir a Ele neste ministerio tao maravilhoso que é o teatro!!

Grupo Teatral Metanóia disse...

Querida muito bom!

Continue, enão fique triste!

Há e se tiver algo que ajude em técnicas de mímica vai ser 10!

Grafica 3D disse...

Exelente o seu blog, sou professor de teatro, tembém ensino alunos de uma igreja. Sua apostila é ótima. Parabéns.

Grafica 3D disse...

Exelente o seu blog, sou professor de teatro, tembém ensino alunos de uma igreja. Sua apostila é ótima. Parabéns.

Anônimo disse...

OLA , OTIMO SUA APOSTILA,
SOU LOCUTOR E ESTOU PRECISANDO FAZER UM CURSO DE TEATRO , PARA INTERPRETAÇAO DE TEXTOS.
SE VOCE INTERESSAR EM SER O MEU PROFESSOR PODEMOS FAZER UM CURSO ONLINE . MANDE UM EMAIL PRA MIM PRODUTORAECLIPSE@YAHOO.COM.BR ESTOU AGUARDANDO.

DELL PROMOÇÃO IMPERDÍVEL - CLIQUE E PARTICIPE!


Quem sou eu

Ubaitaba, Bahia, Brazil
Powered By Blogger