Não me esqueça. Não me perca! Me adicione aos seus favoritos!

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

TURMA DA ACNE, MUITA ATENÇÃO!

Acne tem cura, afirma dermatologista

Pesadelo de 10 entre 10 adolescentes, a acne é uma vilã que todos conhecem. Começa com um pequeno ponto escuro e logo vira uma marca vermelha, bem no meio do nariz. Para piorar a situação, as inflamações ainda podem deixar cicatrizes na pele. Brigar contra cravos e espinhas espremendo os locais inflamados não é o melhor remédio. Para se livrar de vez do problema, a dica é procurar um dermatologista e iniciar um tratamento adequado para cada tipo de pele.
"A acne é uma doença multifatorial. Entre os motivos estão tendência genética, aumento da produção de hormônios sexuais, que estimulam as glândulas sebáceas da pele a produzir mais oleosidade (sebo), e a existência de bactérias que se alimentam desse sebo, formando o cravo", explica Jefferson Alfredo de Barros, professor de dermatologia da Faculdade Medicina do ABC.
Os adolescentes são os principais alvos, já que é nessa fase da vida que a produção de hormônios sexuais está no auge. "Mas existem pessoas, mesmo na idade adulta, que produzem grandes quantidades de hormônios. Isso pode seguir até uma idade avançada", afirma o médico. Para quem já possui a pele naturalmente oleosa, a dica é jamais usar loções cremosas, pois entopem os poros e podem provocar espinhas. Dê sempre preferência para produtos em gel. Medicamentos a base de corticóide e vitamina B2 também podem resultar em inflamações na pele semelhantes à acne.
Tratamento: O tratamento depende de cada caso. Quando o paciente apresenta grau 1 (somente cravos), são utilizados sabonetes especiais e esfoliação da pele para diminuir e controlar a oleosidade. No grau 2 (inflamação dos cravos, formando espinhas), é necessário o uso de medicamentos para cicatrização e exterminar as bactérias.
"No grau 3, com casos de inflamação intensa (quadro de nódulos que levam à cicatrizes posteriores), o tratamento é feito com antibióticos e cosméticos específicos. Também utilizamos o medicamento Isotretinoina, que leva à cura da acne, corrigindo a produção de sebo. No entanto, podem ser apresentados efeitos colaterais, como ressecamento da pele e lábios, aumento das taxas de colesterol e triglicérides, além de problemas no fígado", alerta Barros.
Acima disso, no grau 4, os nódulos formam canais de ligação entre eles. O resultado é a formação de cicatrizes profundas na pele. Nesse caso, o tratamento combina antibióticos com a Isotretinoina. Para melhorar as marcas de espinhas e nódulos são utilizados tratamentos com ácidos, peeling, dermabrasão (lixamento da pele) e laser. "O tratamento da acne é longo e muitas vezes os pacientes interrompem quando vêem a melhora do quadro. O problema é que a acne pode voltar. É preciso continuar com o tratamento até o fim e manter os cuidados com a pele", avisa o dermatologista.
Aparência leva jovem ao médico: O técnico de informática Johnny Carvalho Santos, 20 anos, pisou pela primeira vez em um consultório de dermatologia nesta sexta-feira (29). As espinhas que apareceram durante a adolescência agravaram-se ao longo dos anos. A decisão de enfrentar o problema e iniciar o tratamento veio com o apoio de amigos que já passaram pelo mesmo dilema.
"Já faz quatro anos que tenho esse problema, mas o quadro foi se agravando. Agora estou disposto a levar o tratamento até o fim, me livrando da acne", afirma Santos. A preocupação com a aparência na hora de se relacionar com outras pessoas também foi um empurrãozinho na hora de procurar um dermatologista.
Depois de muitas conversas com amigos que já fizeram tratamento para acne, Santos encarou a consulta com naturalidade. "Antes eu até tinha um pouco de receio de fazer o tratamento, com medo que pudesse doer. Mas agora estou muito tranqüilo", garante.
De acordo com o dermatologista Jefferson Alfredo de Barros, o caso de Santos se enquadra no grau 3. "O paciente já realizou outros tratamentos com medicações tópicas e antibióticos por via oral com pouca melhora. Neste caso foi indicado o uso da Isotretinoina por via oral, melhor opção terapêutica para este grau de acne", diz o médico.

Fonte: Jornal Repórter Diário de 29 de Junho de 2007
Dr. Jefferson Alfredo de Barros - Dermatologista

Nenhum comentário:

DELL PROMOÇÃO IMPERDÍVEL - CLIQUE E PARTICIPE!


Quem sou eu

Ubaitaba, Bahia, Brazil
Powered By Blogger